Publicado em 19/07/2016 11h21

Oferta mundial de soja é reduzida para 312,4 milhões de toneladas

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla, em inglês) divulgou os dados sobre demanda e oferta mundial de soja. A produção mundial da safra 15/16 foi reduzida para 312,4 milhões de toneladas, refletindo a expectativa de menor produção no Brasil.
Por: Datagro

Para o USDA, com uma menor produção brasileira, as exportações nacionais devem ser impactadas, sofrendo uma redução de 1,55 milhão de toneladas. Parte dessa demanda sendo redirecionada para os EUA, que tiveram os embarques da safra atual elevados para 48,85 milhões de toneladas.

Apesar das alterações nos números de produção, os estoques finais mundiais da safra atual tiveram poucas alterações em relação ao último relatório. Espera-se que até o próximo mês as oscilações no mercado da soja estejam mais atreladas à expectativa da nova safra nos EUA, e por isso, clima no país tende a continuar influenciado as cotações do mercado.

A cotação da soja no mercado interno registrou recuo de 0,54% na última semana, sendo o dólar a principal variável de impacto. A cotação média foi de R$76,05/sc.