Publicado em 28/08/2016 00h03

Maggi defende apoio ao agro contra a crise

Na Expointer, ministro da Agricultura também “comemorou” medida que garante acesso a crédito pelo fumicultor
Por: Globo Rural

Expointer

O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, defendeu, neste sábado (27/8), o investimento maciço na agricultura como forma do Brasil sair da crise. Ele participou, no município de Esteio, a abertura da 39ª edição da Expointer, noParque de Exposições Assis Brasil.

“O Brasil só vai sair da crise se fizermos investimentos maciços na agricultura”, disse Maggi, de acordo com o divulgado pela organização da feira.

O ministro também reforçou sua defesa do apoio aos produtores de fumo do Sul do Brasil. De acordo com o divulgado pelo Ministério da Agricultura (Mapa), Maggi “comemorou” a decisão do governo de garantir ao setor as mesmas condições de acesso ao crédito que agricultores de outras culturas.

A medida do governo atende a uma reivindicação do setor, informa a nota oficial da Pasta. Só nos Estados da região Sul, há cerca de 200 mil produtores que vivem exclusivamente da cultura do tabaco. O setor exporta 80% de sua produção e movimenta R$ 15 bilhões no Brasil.

Blairo Maggi chegou a se reunir com fumicultores e indústria de fumo em julho, no Rio Grande do Sul e, dentro do governo interino de Michel Temer, não foi a única voz favorável de incentivo à produção brasileira de fumo. Em outra ocasião, o secretário especial de Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno defendeu alterações na regra de acesso ao Pronaf pelo fumicultor.

No Plano Safra 2016/2017, só poderia obter o crédito pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar o produtor que atestasse que 30% de sua renda anual vem de outras culturas. Roseno defendia a manutenção da regra da temporada passada, que previa a proporção de 20%.

MDA

Também na abertura da Expointer, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que estão sendo estudadas pelo menos três alternativas de recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A pasta deixou de existir de forma autônoma quando Michel Temer assumiu a presidência interinamente e foi vinculada ao Desenvolvimento Social.

Conforme o divulgado pelo Ministério da Agricultura, uma das alternativas é manter como está. Outra é a volta do MDA de forma independente e a terceira seria sua união com o próprio Mapa.