Publicado em 14/10/2016 18h03

Deere crítica Justiça dos EUA em caso envolvendo Monsanto

A crítica ocorre após o interesse da companhia em adquirir a Precision Planting, linha da Monsanto para equipamentos de plantio de sementes
Por: Estadão Conteúdo

A fabricante de máquinas agrícolas Deere & Co afirmou que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos a está acusando "injustamente" de tentar monopolizar um mercado que não existe. A crítica ocorre após o interesse da companhia em adquirir a Precision Planting, linha da Monsanto para equipamentos de plantio de sementes. De acordo com o governo norte-americano, o negócio suprimiria a concorrência em tecnologia voltada a produtores rurais.

Em nota, a Deere negou que uma eventual aquisição traria "impactos significativos" ao mercado de máquinas para plantio de precisão e de alta velocidade. No fim de agosto, o Departamento de Justiça disse que a compra da Precision Planting daria à Deere o controle de 86% das vendas desses equipamentos. Nenhum porta-voz do governo se manifestou sobre as respostas da companhia.

A Deere pede que haja uma distinção entre os sistemas de plantio de alta velocidade, considerados opcionais, e os convencionais, mais lentos. Já o Departamento de Justiça afirmou que uma transação assim exigiria um corte de 5% a 15% nos preços dos equipamentos da linha de plantio de precisão da Deere, conhecido como ExactEmerge. Só assim seria possível manter a competitividade neste segmento, alegou o governo.

A Deere comercializou no ano passado US$ 900 milhões em produtos de plantio de precisão, enquanto a Precision Planting, US$ 100 milhões. A Deere é maior vendedora de máquinas agrícolas do mundo.