Publicado em 06/12/2016 17h02

Safra de algodão da Austrália deve superar 1 milhão de tonelada

Segundo o Banco Commonwealth, o volume é 150 mil toneladas maior do que o projetado anteriormente
Por: Estadão Conteúdo

algodao_pluma_lindsey_turner

"O aumento é basicamente atribuído às áreas não irrigadas, pois a umidade no solo se manteve boa durante a fase de plantio", destacou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Foto: Lindsey Turner/CCommons

A produção de algodão na Austrália deverá ser maior do que o inicialmente esperado e atingir 1,03 milhão de toneladas na temporada 2016/2017, que se encerra em 31 de março de 2017. Segundo o Banco Commonwealth, o volume é 150 mil toneladas maior do que o projetado anteriormente e se configura como a segunda maior safra da história do país.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), por ora, diz que a nação da Oceania irá produzir 871 mil toneladas. "O aumento é basicamente atribuído às áreas não irrigadas, pois a umidade no solo se manteve boa durante a fase de plantio", destacou a instituição. O Banco Commonwealth alertou que o clima está ficando mais seco agora, embora chuvas sejam esperadas para as próximas semanas.

Trigo 

A produção de trigo na Austrália deve crescer 35% no ano-safra 2016/17 e atingir 32,6 milhões de toneladas, impulsionada pela maior área plantada e pelo clima favorável. A projeção foi feita nesta terça-feira, (6/11), pelo Escritório Australiano de Agricultura, Recursos Econômicos e Ciências (Abares) em relatório trimestral.

De acordo com o diretor executivo da entidade, Peter Gooday, chuvas acima da média em setembro e boas condições climáticas desde então melhoraram a umidade no solo durante o período de desenvolvimento das lavouras. Ainda segundo ele, a produção de trigo tende a aumentar em todos os Estados do país.