Publicado em 17/03/2017 18h29

Fórum discutirá inovações em tecnologia de nutrição vegetal

O evento da Abisolo acontece entre os 5 e 6 de abril, em Campinas
Por: Globo Rural

Entre os dias 5 e 6 de abril, acontece a VII edição do Fórum e Exposição Abisolo, que busca divulgar inovações tecnológicas e do conhecimento na área de nutrição vegetal.  Organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), o evento contará com a participação dos ex-ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues e Alysson Paulinelli. O encontro também reunirá empresários, pesquisadores, lideranças setoriais e políticas e profissionais ligados ao agronegócio.

No Fórum, haverá uma área de exposição para a troca de informações, experiências e também para realização de negócios relacionados com a cadeia produtiva da tecnologia em nutrição vegetal. O evento será aberto pelo Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e pelo presidente da Abisolo, Clorialdo Roberto Levrero. 

De acordo com os organizadores, o encontro terá um bloco reunindo os principais especialistas da área acadêmica, envolvidos com a pesquisa e o desenvolvimento do segmento de nutrição vegetal. No segundo bloco, palestrantes discutirão temas relativos a aspectos regulatórios e ambientais. Para finalizar os debates, o terceiro bloco contará com a presença dos ex-ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues e Alysson Paulinelli. Os palestrantes abordarão o cenário atual e as perspectivas do agronegócio para os próximos anos.

Na área das pesquisas, o professor Atila Francisco Mogor, da Universidade Federal do Paraná, discutirá o tema “Mecanismos de Atuação dos Biofertilizantes”. Na sequência, o professor Paulo Roberto de Camargo Castro, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, falará sobre os efeitos dos aminoácidos na produtividade. Já para debater os “Benefícios da Nanotecnologia para os Fertilizantes Especiais”, o evento contará com a presença do professor Hudson W Pereira de Carvalho, do centro de Energia Nuclear na Agricultura (Esalq). Para finalizar as discussões acadêmicas, o docente Fernando Dini  Andreote da Esalq tratará do tema “A Influência dos Fertilizantes Organominerais na Macro e Microbiota do Solo.

Com relação a parte regulatória, o engenheiro Alfredo Carlos Cardoso Rocca fará a palestra “CETESB-Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos”.  O engenheiro agrônomo João Cesar Rando, presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagem Vazias (inpEV) discutirá questões sobre a política nacional de resíduos sólidos. Para falar sobre as principais alterações nas instituições normativas e suas consequências para o setor, o evento contará com os palestrantes Hideraldo Coelho, coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária e do Ministério da Agricultura, e Rubim Almeida Gonczarowska, chefe da Divisão de Registros do Ministério da Agricultura.

Futuro da agropecuária

No segundo dia do Fórum, o diretor de Relações Institucionais e Comunicação Social da Abisolo, Anderson Ribeiro, explicará os detalhes da pesquisa de mercado 2016, mostrando um retrato do desempenho do segmento atualmente. O chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi, debaterá o papel da Inovação nos próximos passos da agropecuária brasileira.

No fechamento do evento, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, discutirá as perspectivas para o mercado agrícola brasileiro e global. Continuando as discussões, o também ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, falará sobre as tendências para o seguro agrícola e crédito rural. O Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, abordará o papel dos Estados no desenvolvimento agrícola nacional. Para encerrar o encontro, será realizado um debate com mediação do professor Marcos Fava Neves, da Markestrat, empresa especializada em projetos de melhorias estratégicas dos negócios.

Serviço

VII Fórum e Exposição Abisolo
Data: 5 e 6 de abril de 2017
Local: Expo Dom Pedro (Campinas/SP)
Horário: Dia 5 das 8 às 18 horas e no dia 6 das 9 às 16h40.
Inscrições até o dia 27 de março pelo site http://www.forumabisolo.com/formulario.php.  Após esta data, as inscrições serão realizadas apenas na Tesouraria do evento, mediante disponibilidade, via cartão de crédito/débito ou dinheiro.
Os valores variam de R$ 150,00 a R$ 180,00.