Publicado em 22/03/2017 11h19

Materiais são apresentados na Afubra como alternativas de produção ao cultivo do fumo

Realizada no período de 21 a 23 de março no Vale do Rio Pardo, região próxima à Santa Cruz do Sul, a exposição tem como uma das vertentes apresentar a agricultores familiares alternativas ao cultivo de fumo.
Por: Anelise Macedo | Embrapa Hortaliças

grande

Materiais de tomate e pimenta já lançados, sensor para irrigação e publicações referentes a tecnologias validadas pela cadeia produtiva são algumas das atrações do estande da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) na 17ª edição da Expoagro Afubra, promovida anualmente pela Associação dos Fumicultores do Brasil. Realizada no período de 21 a 23 de março no Vale do Rio Pardo, região próxima à Santa Cruz do Sul, a exposição tem como uma das vertentes apresentar a agricultores familiares alternativas ao cultivo de fumo.

A Floresta e sua Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável é o tema dessa edição, definido pelo coordenador-geral do evento Marco Antonio Dornelles como “uma oportunidade de diversificação econômica”. Segundo ele, o tema também permite uma abordagem sobre sistemas de produção que integram a floresta, animal e alimentos, os chamados Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Nesse quesito, a Embrapa marca presença com uma amostra do Sistema Agroflorestal da Embrapa (SAF) que consorcia culturas agrícolas com espécies arbóreas.

“Tendo em vista que as hortaliças fazem parte do universo de produção da agricultura familiar, os nossos materiais inserem-se bem nesse contexto do SAF”, opina a analista Caroline Reyes, da área de Transferência de Tecnologia, que destaca a importância da participação da Unidade, em um trabalho de articulação com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS): “Como a região abriga uma grande concentração de produtores de fumo, as hortaliças representam uma boa alternativa de cultivo no período de entressafra, aliada às tecnologias de produção associadas”.

Tecnologias
Entre os materiais expostos nas hortas montadas na feira, destaque para os tomates BRS Nagai, BRS Zamir e BRS Iracema. O BRS Nagai é um híbrido do tipo Santa Cruz, possui frutos alongados e destaca-se pela produtividade, além da tolerância a espécies de Begomovírus (geminiviroses) e resistência a espécies de Tospovirus (vira-cabeça). O BRS Zamir é um tomate tipo cereja para consumo in natura, representante de uma nova geração de híbridos nutricionalmente enriquecidos, sendo um dos materiais comerciais com os mais elevados teores do pigmento antioxidante licopeno.

Já o tomate BRS Iracema é uma cultivar do tipo cereja, com frutos firmes, apresentando boa durabilidade pós-colheita e excelente sequência de pencas. Além disso, o híbrido apresenta resistência a nematóides e frutos com altos teores de sólidos solúveis (brix).

Também com destaque na exposição as pimentas do tipo habanero BRS Juruti, de coloração vermelha, e BRS Nandaia, de cor alaranjada, que atendem à demanda da indústria processadora por pimentas picantes e aromáticas que apresentem resistência múltipla a doenças, alta produtividade e uniformidade de plantas e frutos

Já o equipamento Irrigas®, que foi desenvolvido para auxiliar o agricultor no manejo diário da irrigação, indica a umidade do solo, evita regas desnecessárias e reduz, em até 30%, a aplicação de água na lavoura.

Publicidade