Publicado em 27/03/2017 09h49

EUA decidem manter importações de carne brasileira, diz Mapa

Em comunicado, o Ministério informou ter recebido a informação de autoridades norte-americanas
Por: Globo Rural

O Ministério da Agricultura (Mapa), informou, nesta sexta-feira, ter recebido a informação que os Estados Unidos não irão embargar a carne brasileira. A pasta informou ter recebido a informação da diplomacia norte-americana.

“O embaixador americano, Michael McKinley, me ligou dizendo que essa é a posição de Sonny Perdue, indicado para ocupar o posto de secretário da Agricultura dos Estados Unidos”, disse o ministro Blairo Maggi, de acordo com o divulgado pelo Mapa.

Sonny Perdue, indicado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, para chefiar o Departamento de Agricultura dos estados Unidos (USDA) chegou a dizer publicamente que suspender a importação de carne brasileira poderia ser um exagero. Alegava temer a retaliação de produtos dos Estados Unidos.

Desde a divulgação das investigações da Operação Carne Fraca, o governo brasileiro trabalha para evitar maiores prejuízos para as exportações de carne brasileiras. Ainda de acordo com o Ministério, as negociações estão avançadas com a China e Hong Kong.

Segundo o ministro, a decisão de retirar a carne brasileira dos estabelecimentos comerciais de Hong Kong foi uma decisão de comerciantes, como medida de preocaução, não de governo. Já com a China, as discussões se concentram em “questões técnicas”, diz o comunicado divulgado pelo ministério.

Ainda conforme o Mapa, Maggi pretende visitar alguns países compradores da carne brasileira. No roteiro, além da própria China, estão Hong Kong, Arábia Saudita, Emirado Árabes e Rússia. Existe ainda a possibilidade de ir a países da União Europeia.