Publicado em 18/04/2017 15h52

EUA investigam importação de biodiesel da Argentina e da Indonésia

O Departamento de Comércio americano busca apurar possíveis práticas de dumping e subsídios
Por: Estadão Conteúdo

O Departamento de Comércio dos EUA anunciou na semana passada que iniciou investigações sobre a importação de biodiesel da Argentina e da Indonésia para apurar possíveis práticas de dumping e subsídios. A investigação foi requisitada por uma coalizão formada pelo Conselho Nacional de Biodiesel e 15 produtores domésticos do biocombustível.

De acordo com comunicado do Departamento de Comércio, as importações de biodiesel da Argentina e da Indonésia em 2016 somaram US$ 1,2 bilhão e US$ 268 milhões, respectivamente. As alegações são de que as margens de dumping podem chegar a 26,54% para o biodiesel da Argentina e 28,11% para o produto da Indonésia.

A Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC) deve fazer um anúncio preliminar até 8 de maio. Se a ITC determinar que há indícios de que as importações de biodiesel da Argentina e/ou da Indonésia prejudicam a indústria dos EUA, as investigações vão continuar, e o Departamento de Comércio deve anunciar medidas preliminares anti-subsídios e antidumping até junho e agosto de 2017, respectivamente.