Publicado em 27/04/2017 18h26

Importação de cebolas desaba no Brasil neste ano

Relatório da Conab diz que preços internos mais baixos desestimularam a procura pelo produto do exterior
Por: Estadão Conteúdo

A importação de cebolas por parte do Brasil caiu de forma significativa neste ano. As compras do exterior somaram 5,86 mil toneladas no primeiro trimestre. No intervalo de janeiro a março de 2016, foram 93,5 mil toneladas. A informação está no Boletim Prohort referente ao mês de abril, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O relatório mensal mostra um cenário dos preços de frutas e hortaliças comercializadas nas principais centrais de abastecimento do país.
De acordo com a Conab, os atuais níveis de preços da cebola no mercado interno explicam a baixa preferência pelo produto importado. A trajetória descendente é registrada desde junho do ano passado, dizem os técnicos. Em todos os meses, os valores foram menores em comparação com o mesmo período no ano anterior.

“No primeiro trimestre de 2017 na Ceagesp as cotações nominais ficaram abaixo em cerca de 50% as do primeiro trimestre de 2016. Quando se compara com 2015, os preços nominais deste ano também registram percentuais negativos”, diz o relatório, usando como exemplo o entreposto da capital paulista.

O mês de março mostrou uma recuperação, mas esse movimento foi considerado de “pouca intensidade” pelos técnicos responsáveis pelo relatório. A maior elevação dos preços no atacado foi registrada em Fortaleza (CE), de 10,17%. Foi a única das regiões analisadas em que o quilo da cebola ficou acima de R$ 2, mostra o Prohort.

Em Rio Branco (AC), a elevação foi de 5,56%. Nas centrais de abastecimento de Brasília (DF), o produto subiu 3,55%; em São Paulo (SP), 1,16% e em Vitória (ES), 0,78%. Só houve desvalorização em Belo Horizonte (MG), de 3,26%, e Recife (PE), de 4,32%.

“Esta alta de preços deve ser um pouco maior em abril, pois a safra sulista, principalmente de Ituporanga/SC, principal município produtor no início do ano, vem chegando ao seu final”, informa a Conab.