Publicado em 07/06/2017 19h02

1/3 das propriedades rurais é comandado por mulheres

7ª edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural da ABMRA
Por: Agrolink

Cerca de 1/3 das propriedades rurais brasileiras apresentam mulheres no gerenciamento, aponta a 7ª edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural da ABMRA. Foram entrevistados, ‘in loco’, nada menos que 2.835 agricultores de 15 de todas as regiões do País.

Chama a atenção o crescimento da presença da mulher em funções de decisão nos empreendimentos rurais. Nos últimos quatro anos esse indicador apresentou um salto impressionante, triplicando sua importância na gestão da atividade de 10% para 31%. 

O levantamento vai além, e mostra que 81% dos entrevistados consideram esta participação feminina “vital” ou “muito importante”. Praticamente a metade dos ouvidos (49%) respondeu que, atualmente, a presença da mulher “é tão importante quanto a presença do homem”.

“O agronegócio brasileiro tem uma tremenda capacidade de se reinventar, fortalecendo sua estrutura básica e apresentando sempre segmentos e técnicas novas. Nesse sentido, a Pesquisa ABMRA mostra os avanços e mudanças no perfil dos produtores rurais, a adoção de novas tecnologias e as relações e o envolvimento de quem comanda o campo com as novas formas de comunicação disponíveis”, explica Ricardo Nicodemos, diretor de Pesquisas da Associação.