Publicado em 26/06/2017 18h31

Inscrições abertas para a 17ª edição do Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças

Inscrições abertas para o XVII Curso sobre Tecnologia da Produção de Sementes de Hortaliças, que acontece no Campus Montes Claros da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 30 de agosto a 01 de setembro de 2017.
Por: Anelise Macêdo | Embrapa Hortaliças

A exemplo das edições anteriores, o curso tem como público-alvo o segmento sementeiro de hortaliças: profissionais envolvidos nas áreas de melhoramento genético, tecnologia de sementes/produção de hortaliças e estudantes de Ciências Agrárias.

A cada edição, o curso contempla uma região brasileira e a escolha do Sudeste em 2017 tem a ver com as peculiaridades, demandas e oportunidades identificadas no norte de Minas Gerais, como explica o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Warley Nascimento, coordenador do evento. “Essa região onde Montes Claros está inserida é importante produtora de sementes de hortaliças, principalmente de cucurbitáceas, alface, quiabo e feijão-vagem, e essa característica abre possibilidades para a transferência de novas tecnologias de produção e, consequentemente, da melhoria na qualidade das sementes”, assinala o pesquisador.

Ele acrescenta que, aliadas a essa conjuntura, as condições climáticas da região assemelham-se às do semiárido do Nordeste, isto é, quente e seca, requerendo o uso da irrigação para minimizar esses fatores adversos. “Além do interesse por inovações tecnológicas, o uso da irrigação no cultivo de olerícolas nessa área tem respondido de maneira bastante satisfatória à produção de hortaliças, e esses elementos contribuem para gerar sementes de boa qualidade fisiológica (germinação e vigor) e sanitária (livre de patógenos)”, sublinha.

LIVROS TEMÁTICOS

Além dos cursos promovidos pela Embrapa Hortaliças, anualmente, a questão da produção de sementes de hortaliças conta com outras boas fontes de consulta, representadas pelo livro “Produção de Sementes de Hortaliças”, volumes I e II, lançado durante a XIV edição do curso, em Uberlândia (MG). A mesma linha temática é seguida por mais duas publicações, com as respectivas edições técnicas igualmente supervisionadas por Nascimento e elaboradas em parceria com técnicos e pesquisadores de empresas públicas e privadas: “Tecnologia de Sementes de Hortaliças” (2009) e “Tecnologia de Produção de Sementes” (2011).

SERVIÇO

Informações/Inscrições:

https://www.embrapa.br/hortalicas/curso-sementes