Publicado em 26/06/2017 18h34

Custos mundiais da produção de suínos são discutidos na Holanda com a participação da Embrapa

O pesquisador e chefe de Transferência de Tecnologia Marcelo Miele da Embrapa Suínos e Aves participa nesta semana do encontro anual do Grupo para Comparação dos Custos de Produção da Suinocultura - InterPIG, em Wageningen, na Holanda.
Por: Monalisa Leal Pereira | Embrapa Suínos e Aves

interpig

A reunião ocorre anualmente envolvendo as principais instituições de pesquisa que estudam a competitividade da suinocultura nos principais países produtores, com destaque para o acompanhamento dos custos de produção de forma comparada. A Embrapa Suínos e Aves representa o Brasil e participa das discussões desde 2008. As instituições compõem a rede InterPIG com a responsabilidade pela organização rotativa entre os membros. Em 2015, a reunião foi organizada pela Embrapa Suínos e Aves e ocorreu em Florianópolis-SC, com agenda estendida em Sorriso-MT.

No encontro na Holanda, a Embrapa Suínos e Aves apresentará os custos de produção nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso em 2016 e a situação de mercado e perspectivas futuras para 2017 e 2018. "Um dos objetivos da área de economia da Embrapa Suínos e Aves, de acordo com sua agenda de prioridades, é consolidar-se como referência sobre custos de produção de suínos e frango de corte no Brasil", explicou o pesquisador, que aponta alguns resultados esperados a partir desse encontro, como participar de discussão metodológica para viabilizar a comparabilidade dos custos entre os principais países produtores. Outro resultado é o de coletar dados (coeficientes técnicos e preços) utilizados para calcular custos de produção nos principais concorrentes do Brasil em suínos e estabelecer e consolidar canais de interlocução e rede de contatos internacional para troca de informação e monitorar o custo de produção de suínos nos principais concorrentes.

Os resultados das reuniões desde 2011 estão disponíveis para consulta no site da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) da Embrapa.