Publicado em 26/06/2017 18h40

Projeto Genoma Girolando será apresentado durante a Megaleite

Na próxima quinta-feira (29 de junho), às 18h, a Embrapa Gado de Leite, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e as empresas CRV Lagoa e Zoetis, apresentam o resultado do Projeto Genoma Girolando.
Por: Rubens Neiva | Embrapa Gado de Leite

progeto jonoma

O Projeto trabalha no desenvolvimento de produtos para tornar possível a seleção genômica da raça. A apresentação envolve ainda a divulgação do Sumário de Touros da raça Girolando, o sumário das vacas Top 1.000 Girolando e o Sumário Genômico de Fêmeas Jovens Girolando.

O Projeto Genoma Girolando desenvolve uma tecnologia que estará em breve, ao alcance dos produtores. A expectativa é que os testes de progênie dos programas de melhoramento em gado leiteiro passem a usar o valor genômico de touros e vacas para as raças Girolando e Gir. Com o perfil genético do animal, o produtor tomará decisões sobre as estratégias de cruzamento e decidirá se utiliza ou não um touro jovem em programas de teste de progênie, por exemplo.

 A seleção genômica irá racionalizar o processo de melhoramento genético, tornando-o menos arriscado ao produtor. Supondo que o criador tenha vários tourinhos com o mesmo grau de parentesco (irmãos completos), caso o criador só possua recursos para inscrever apenas um indivíduo para o teste de progênie, a comparação do genótipo de cada um deles definirá o mais adequado para o programa.

Sumários – O Sumário de Touros da Raça Girolando entra na sua décima segunda edição, com a divulgação de 12 novos reprodutores. Já o Top 1.000 Girolando está em sua quinta edição. O sumário das vacas apresenta o valor genético de mil fêmeas, oferecendo aos criadores a opção e escolher as melhores mães para os futuros touros e vacas, acelerando o processo de melhoramento genético. Só a raça Girolando no Brasil possui esse tipo de serviço.

O Sumário Genômico de Fêmeas Jovens também é uma novidade da Girolando, sendo o único na pecuária brasileira. Por meio da genômica, esse sumário identifica fêmeas de potencial produção que ainda não têm histórico de lactação. Isso possibilita ao produtor antecipar o futuro, resultando em escolhas corretas.

Futuro do Setor – Também durante o Megaleite ocorrerá o evento Repensando o Futuro da Produção. De iniciativa da Federação de Agricultura de Minas Gerais (Faemg), em parceria com a Embrapa Gado de Leite, o evento será constituído de pequenas palestras distribuídas em dois blocos.

No “Bloco I”, pesquisadores falarão sobre nanotecnologia, pecuária de precisão, resíduos na propriedade leiteira, melhoramento genético e sucessão no campo. O “Bloco II” contará com a participação de lideranças do setor: Roberto Simões (Faemg), Paulo Martins (Embrapa), Rodrigo Alvim (CNA), Celso Costa Moreira (Silemg), além do produtor de Leite Ricardo Godinho.

O evento ocorrerá no dia 30 de junho, às 10h, no auditório do Expominas, em Belo Horizonte. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo e-mail futurodoleite@faemg.org.br. Para quem não puder estar presente, haverá transmissão ao vivo pela internet: repileite.com.br.