Publicado em 27/07/2017 16h13

Balança pesa o gado no curral em apenas dois segundos

Equipamento somente em um dia, pode fazer 1,2 mil pesagens com extrema eficiência
Por: Kassiana Bonissoni | Rural Press

EX3000L

O manejo do gado de uma fazenda se afunila no tronco de contenção, é por lá que passa cada arroba do investimento do pecuarista. Na maioria dos casos não é tarefa fácil descolocar os animais até o local, o que pode muitas vezes estressa-los e até machuca-los. Assim, quanto mais ágil for esse processo, principalmente de pesagem, menos chances de perdas o produtor terá. Pensando em justamente em otimizar o tempo de pesagem, a Exacta Balanças, empresa com sede em Rancharia/SP e com polo desenvolvedor de produtos em Ribeirão Preto/SP, desenvolveu a Balança para Pesagem de Gado em Curral EX3000L.

O equipamento pode ser utilizado no rebanho criado a pasto ou confinamento e também é ideal para o produtor que deseja a facilidade de classificação (apartação) por faixas de peso ou lotes. “O manuseio da balança é muito simples, ela possui tela touch screen e também pode ser operada por mouse (via USB). Além disso, é portátil e com bateria interna, oferecendo facilidade de transporte e robustez para utilização nas mais severas condições”, diz Rodrigo Aznar, gerente de desenvolvimento da empresa.

O grande diferencial da EX3000L é a rapidez, pois, o equipamento precisa de apenas dois segundos para realizar a pesagem de cada animal. Isso significa que em um dia, dependendo do tipo de operação a ser realizada junto ao tronco, é possível fazer até 1,2 mil pesagens com extrema eficiência e facilidade. “Quanto mais rápido for a pesagem do gado, mais eficiente será o manejo e menos desgaste os animais terão”, afirma Aznar.

Entre as facilidades que o equipamento oferece, destaque para a opção de cadastramento de diferentes lotes, operadores, propriedades e ainda classificação de faixa de peso. A balança conta ainda com um leitor que faz a identificação por brinco RFID. Também é possível identificar cada animal por código de barra (Sisbov) pelo leitor conectado à porta USB ou manualmente via teclado. Estão facilitados assim o controle interno (via tags RFID) e a rastreabilidade (código de barra), os quais podem ainda ser administrados através da ferramenta Gestão Exacta, software de gerenciamento de confinamento para PC integrado a balança via porta de rede. O aplicativo possui vários módulos para coordenar os processos da propriedade, entre eles o módulo Curral, responsável por todo o histórico das apartações e procedimentos realizados no tronco de contenção.

O produtor pode obter os relatórios da balança via Pen Drive ou se preferir em mãos, podendo conectar uma impressora facilmente ao equipamento. “A EX3000L é completa e eficiente. Além disso, é uma tecnologia de excelente custo benefício que está disponível para qualquer projeto agropecuário, desde o pequeno ao grande produtor”, finaliza Aznar.

Exacta Balanças – Empresa no segmento de balanças fundada em 2011 com soluções especiais para agropecuária e logística. Sediada em Rancharia, região oeste do Estado de São Paulo, e com polo desenvolvedor em Ribeirão Preto/SP, possui produtos inovadores onde a facilidade de integração de balanças especiais com sistemas de gestão (TI) são o principal diferencial. A Exacta foi uma das empresas selecionadas no programa de subvenção econômica a inovação PIPE/PAPPE 2015 da Fapesp e Finep. Informações em www.exactabalancas.com.br.