Publicado em 21/08/2017 18h11

Tecnologia no campo atrai jovens e incentiva sucessão familiar

Evento reunirá especialistas de 10 países para discutir a importância da região no agronegócio globalizado
Por: Gazeta do Povo

Manter as novas gerações na atividade rural é um dos desafios do setor; sucessão no campo será um dos temas do 5º Fórum de Agricultura da América do Sul em Curitiba (PR)

A aplicação de tecnologias e a modernização de ferramentas têm se mostrado aliadas fortes e motivado as novas gerações a permanecerem ou retornarem ao campo. “O que move esse jovem a voltar e tocar os negócios da família é a tecnologia. A transformação digital é a alternativa a curto e longo prazo, para melhorar a produtividade e consequentemente o desempenho da propriedade”, defende o presidente-executivo da consultoria especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, SPRO IT Solutions, Almir Meinerz.

As inovações no campo baseadas cada vez mais em conceitos como Internet das Coisas (IoT), armazenamento de dados em nuvem e inteligência artificial - Machine Learning -, possibilitam hoje o planejamento mais eficiente por meio do controle de dados e análises, que armazenam e cruzam informações em tempo real. Soluções pioneiras e sistemas de gestão facilitam o diagnóstico preditivo, resultando em tomadas de decisão mais rápidas e assertivas, melhorando a rentabilidade. A incorporação dessas tecnologias no negócio familiar e a sucessão no campo são um dos temas principais do 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, que ocorre nos dias 24 e 25 de agosto em Curitiba (PR).

O evento reunirá especialistas de 10 países para discutir a importância da região no agronegócio globalizado. “O encontro tem uma grande dinâmica e mostra como entender o mercado, as tendências, os desafios e como propor soluções. É importante para que as empresas e profissionais entendam como podem sair na frente com a transformação digital que já ocorre”, acrescenta Meinerz. A SPRO IT Solutions é uma das apoiadoras do evento. O Fórum coloca em pauta, ainda, a força do cooperativismo durante a recessão econômica; os biocombustíveis como alternativas sustentáveis à cadeia de grãos; e a nova dinâmica trazida pelas produções recordes da última safra à ordem global.

Serviço

5º FÓRUM DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL

DATA: 24 e 25 de agosto de 2017
LOCAL: Museu Oscar Niemeyer (MON)
ENDEREÇO: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba (PR)
INSCRIÇÕES: www.agrooutlook.com