Publicado em 23/08/2017 18h01

Custo de insumos cai e traz perspectiva positiva para soja

Preço dos insumos da nova safra registrou recuo no último mês
Por: Agronotícias MT

A nova atualização do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para o custo de produção da safra 2017/18 trouxe redução, com o principal reflexo sendo pela movimentação negativa do dólar em julho, e também pela queda no custo com os herbicidas. O boletim divulgado nesta segunda-feira aponta que, neste sentido, o preço dos insumos da nova safra registrou recuo no último mês, refletindo sobre as despesas de custeio das lavouras.

O instituto ressalta que, apesar do recuo nas cotações dos insumos observado, a comercialização dos produtos apresentou um avanço mensal de apenas 3,2 pontos percentuais em julho, restando 15,05% dos insumos a serem adquiridos. Para o Imea, “a redução do custo da nova safra no último mês trouxe uma perspectiva positiva ao ponto de equilíbrio, que está sendo aguardado agora em R$ 48,62/sc, o menor das últimas três safras e também abaixo da paridade de exportação para março de 2018”.

Os especialistas, no entanto, ressaltam que, “em todo caso, com a produtividade da safra 2017/18 indefinida, a confirmação deste cenário ainda fica em aberto em Mato Grosso”.