Publicado em 19/09/2017 10h03

Paranaguá amplia arrendamento para elevar carregamento diário de grãos

Projetos podem aumentar em 57% a capacidade no Porto de Paranaguá, para 220 mil toneladas
Por: Estadão Conteúdo

paranagua porto soja
A concessão das áreas ocorrerá por processo público (Foto: Foto: Ivan Bueno/ APPA)

Projetos de arrendamento em 2018 podem aumentar em 57% a capacidade de carregamento diário de grãos no Porto de Paranaguá, para 220 mil toneladas. Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a capacidade estática do Corredor de Exportação (Corex) gira hoje em torno de 1,5 milhão de toneladas e deverá passar para 1,8 milhão de t (+20%).

A concessão das áreas ocorrerá por processo público e o prazo previsto para seleção dos arrendatários é 2018. O processo será conduzido pela Secretaria Nacional de Portos, que está fazendo ajustes finais nos projetos, diz a Appa em nota.

De acordo com a Appa, o governo federal aprovou três projetos de arrendamento, todos para a movimentação de granéis sólidos vegetais por um período de 35 anos. Um deles, o PAR 07, está localizado dentro do Corredor de Exportação (Corex) e terá capacidade futura de movimentação de 6,3 milhões de t.

O PAR 08 fica em frente ao berço 2013 e poderá movimentar 2,5 milhões de t/ano; o terceiro arrendamento, o PAR XX, terá capacidade para 3 milhões de t/ano. Os investimentos previstos nos três projetos somam R$ 920 milhões e incluirão dois novos armazéns e dois novos berços de atracação, em uma área de mais de 109 mil metros quadrados. Atualmente, dez empresas estão interligadas ao Corex e uma outra está em fase de implantação.