Publicado em 25/09/2017 12h34

Plantio de milho verão alcança 19% da área prevista no Centro-Sul

Só no Rio Grande do Sul, agricultores semearam 45% da área, aproveitando a boa umidade do solo em diversas regiões
Por: Estadão Conteúdo

O plantio da safra de verão de milho 2017/2018 no Centro-Sul alcançou 19% até quinta-feira (21/9), apontou a consultoria AgRural. No Rio Grande do Sul, 45% do plantio foi concluído. "No noroeste gaúcho, as chuvas da última semana favoreceram o desenvolvimento inicial das lavouras. Na Serra, onde o plantio é mais tardio, os produtores estão aproveitando a boa umidade para iniciar os trabalhos", disse a consultoria.

Já no Paraná e em Santa Catarina, onde o plantio atinge 16% e 55% da área, respectivamente, o tempo quente e seco tem causado dificuldades, com possível necessidade de replantio em pontos do sudoeste paranaense e problemas de estande das plantas na região dos Campos Gerais, conforme a AgRural.

"No oeste catarinense, alguns talhões estão sem chuva há 30 dias e os produtores já falam em perda de potencial produtivo das áreas que estão em desenvolvimento vegetativo", disse a consultoria.

A AgRural prevê queda de 10% na área de milho verão do Centro-Sul na safra 2017/2018, devido ao avanço da soja, que oferece rentabilidade mais alta. A consultoria projeta, com base em linha de tendência de produtividade, uma produção de 22,4 milhões de toneladas (-10%) na região. Os números serão revisados no início de outubro. A AgRural não divulga estimativas de safra de milho para Norte e Nordeste.

Publicidade