Publicado em 24/10/2017 08h34

Corrida "Trigo é Saúde" reúne mais de 2.500 participantes

Durante o percurso, os atletas conheceram importantes pontos históricos de São Paulo
Por: Tamara Horn / Attuale Comunicação

Mais de 2,5 mil pessoas se reuniram na manhã de 15 de outubro para a 1ª edição da Corrida Trigo é Saúde, realizada pelas principais entidades do setor, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP). A ação também comemorou três datas celebradas nos meses de outubro e novembro: o Dia do Pão (16/10), o Dia do Macarrão (25/10) e o Dia do Trigo (10/11).

A prova teve como principal objetivo incentivar o consumo dos produtos derivados do trigo - tais como farinha de trigo, pão, macarrão - e apresentar ao consumidor final a importância dos carboidratos na alimentação. Os alimentos à base de trigo garantem mais disposição, fornecem vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do organismo, além de auxiliar na prevenção de diversas doenças.

“Para nós, da Abimapi, e acredito que para todas as entidades ligadas à iniciativa, a 1ª Corrida Trigo é Saúde foi um sucesso. Reunir milhares de participantes nesta ação comprova que as categorias de alimentos que representamos interagem perfeitamente com o estilo de vida saudável”, afirma o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão.

O presidente do Sindustrigo, Christian Saigh, participou do evento e destacou a repercussão positiva do evento. "Fiquei muito surpreso com a quantidade de pessoas presentes na prova. Foi muito gratificante e emocionante ver que mais de 2,5 mil pessoas se reuniram em um domingo de manhã, final de feriado prolongado, para participar da corrida. Isso demonstra também que os consumidores de farinha de trigo, pães, massas e biscoitos sabem do apelo nutricional e atrelam os alimentos à saudabilidade", avalia.

Um dos diferenciais da corrida “Trigo é Saúde” foi o percurso que passou por diferentes pontos históricos do centro de São Paulo, como o Mosteiro de São Bento, a padaria mais antiga da cidade, a Santa Thereza e o Teatro Municipal. Os participantes puderam optar por três opções de modalidades: caminhada de quatro quilômetros e corrida de quatro e oito quilômetros.

“A corrida foi um evento muito positivo, pois reuniu as principais entidades ligadas à cadeia do trigo em São Paulo, demonstrando que trigo é sinônimo de saúde. O destaque do evento foi a adesão dos corredores e entusiasmo de todos os participantes”, salienta o presidente do Sampapão, Antero Pereira.

“A corrida reforça uma das principais bandeiras da Abitrigo: saudabilidade. Não é modismo, é fato e tendência que as pessoas querem viver mais e melhor. A participação de mais de 2,5 mil pessoas justifica nossos esforços para destacar a importância do carboidrato como fonte de energia para o corpo. Portanto, vamos continuar a propagar os benefícios da alimentação equilibrada aliada à prática de atividades físicas”, reforça o diretor da Abitrigo, Ricardo Tortorella.

A ação foi promovida por Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e da Confeitaria de São Paulo – IDPC (Sampapão) e o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo).

Ação beneficente

Após a corrida foi realizada a solenidade oficial da doação de 12 mil pães a entidades assistenciais da cidade de São Paulo, por parte das indústrias de farinha de trigo e padarias da capital.

A ação ocorreu durante a Semana Mundial da Alimentação e reforça a importância de se ter uma dieta equilibrada e nutritiva.

A iniciativa surgiu por meio de uma parceria entre o Sindustrigo e o Sampapão na doação de farinha de trigo e produção de pão francês.

Por indicação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, quatro entidades receberam os pães entre os dias 16 e 20 de outubro. Cada instituição recebeu aproximadamente 600 pães franceses.