Publicado em 21/11/2017 12h12

Tyson Foods escolhe cidade no Tennessee para complexo avícola

Em comunicado, empresa informou ter aceito o convite de líderes municipais, do condado e do Estado
Por: Estadão Conteúdo

A Tyson Foods anunciou nesta segunda-feira que escolheu o Condado de Gibson, no Tennessee, para construir seu complexo avícola de US$ 300 milhões. Em comunicado, a Tyson disse que "aceitou o convite de líderes municipais, do condado e do Estado" para levar adiante o projeto que vai criar cerca de 1.500 empregos e terá capacidade para processar 1,25 milhão de aves por semana.

Em setembro, a companhia desistiu de construir o complexo no Condado de Leavenworth, no nordeste do Kansas, após protestos de moradores, e disse que estava considerando outras localidades. Segundo Marvin Sikes, prefeito de Humboldt, no Tennessee, a unidade terá um impacto positivo que vai durar por vários anos na comunidade.

Após a companhia anunciar seus planos de construir o complexo no Condado de Leavenworth, moradores iniciaram uma campanha para tentar barrar o projeto. Eles citaram preocupações com o possível mau cheiro que viria da unidade e com impactos ambientais, e também com mudanças decorrentes dos novos empregos na pequena cidade de Tonganoxie. Logo depois, uma comissão do condado decidiu, por 2 votos a 1, retirar apoio econômico ao projeto.