Publicado em 10/12/2014 14h57

Minas Gerais responde por 50% da produção brasileira de café

EPAMIG, ao longo dos seus 40 anos e em parceria com instituições de pesquisa, ensino e extensão, vem contribuindo para manter a liderança brasileira na cafeicultura
Por: Agrolink com informações de assessoria

plantaçao

Com mais de um milhão de hectares plantados, Minas Gerais produz mais de 50% de toda a safra brasileira de café. A principal commodity de exportação do agronegócio mineiro, o café é vendido para mais de 60 países do mundo. Segundo a Conab (Set./2014), os cafeicultores de Minas produziram, em 2014, 22,6 milhões sacas de café, das quais 10,7 milhões são provenientes do Sul e Centro-Oeste do Estado; 5,8 milhões do Cerrado Mineiro (Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste); 5,3 milhões da Região da Zona da Mata, Rio Doce e Central; e 762 mil do Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri.
 
Tais números são reflexo dos esforços dedicados à pesquisa cafeeira em Minas, como o da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, e ainda da Universidade Federal de Viçosa – UFV e Universidade Federal de Lavras – Ufla, três instituições mineiras das dez fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. O agronegócio café, além de expressivo economicamente para o Estado, tem ainda grande importância social, pois gera em torno de 4 milhões de empregos diretos e indiretos (FAEMG-2012).