Publicado em 30/07/2018 18h09

Apesar de avanço da colheita, preços do milho sobem

Pesquisadores do Cepea apontaram ainda que a nova tabela de fretes segue afetando o setor de grãos
Por: Estadão Conteúdo

Os valores pagos pelo milho no mercado interno subiram na maior parte das regiões, disse o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em relatório semanal. "Mesmo com o avanço da colheita, vendedores estão retraídos nas negociações do cereal, elevando as cotações no mercado doméstico", disseram os pesquisadores.

O Cepea ressaltou que as negociações internas estão travadas no mercados spot e a termo devido às incertezas quanto à oferta, e consequentemente, aos patamares de preços nos próximos meses. "Agentes estão atentos às perdas de produtividade no campo e ao ritmo de exportação, fundamentos que vão ditar o volume do cereal disponibilizado neste segundo semestre."

Os pesquisadores apontaram ainda que a nova tabela de fretes segue afetando o setor de grãos. "Para novas negociações, os valores contratados são considerados altos, o que limita a negociação de maiores volumes do Centro-Oeste em São Paulo e Santa Catarina", disse o Cepea, fazendo a ressalva de que, para negócios fechados no período anterior ao tabelamento, a entrega ocorre normalmente.

Em Campinas (SP), o indicador Esalq/BM&FBovespa avançou 1,9% de 19 a 26 de julho, para R$ 38,06/saca. No mês, a alta acumulada é de 3,5%. "Apesar da entrada de novos lotes da safra paulista, produtores negociam apenas em patamares mais elevados."