Publicado em 28/01/2015 16h29

Agricultura em solo arenoso encurta ciclo para o abate de novilhos

Fazenda laboratório – parceria com a MS Integração visa identificar variedades adaptadas para solos da região Centro Norte do MS, onde a pesquisa é quase inexistente
Por: Cristiane Nantes Sandim

diade

Pioneira na região de Bandeirantes/MS com a integração lavoura-pecuária, a Fazenda Cachoeirão firmou parceria com a MS integração para implantação de uma base de pesquisa na propriedade. Visando adaptar variedades já existentes para as condições da região, alcançou reflexo direto na pecuária de ganho de peso e prenhez de matrizes em áreas de pastagens reformadas via integração, com lotações de 5 UA/ha. A fazenda irá apresentar os novos resultados deste trabalho dia 30 de janeiro, a partir das 8h, durante o segundo Dia de Campo de Tecnologias para Alta Produtividade da Soja no Sistema ILP.

Estão implantados na fazenda um grande número de trabalhos de pesquisa com tecnologias para integração lavoura-pecuária, correção da fertilidade do solo visando o equilíbrio nutricional e alta produtividade, cultivares de soja, controle fitossanitário das culturas, agricultura de precisão, dentre outros que terão seus resultados apresentados pelo engenheiro agrônomo da MS Integração, Ricardo Barros, e pelas empresas parceiras do evento.

Aos visitantes serão apresentados dois “Campos de Competição de Variedades”: o primeiro em solo argiloso com 60 cultivares - sendo 25 variedades de soja resistentes a lagartas (RR) e 35 variedades de soja de alta produtividade (Intacta RR2); e o segundo campo em solo arenoso com 40 cultivares - sendo 19 Variedades RR e 21 variedades de soja Intacta RR2.

“O objetivo do dia de campo é trazer para os produtores da região tecnologias adaptadas para as condições locais, ou seja, manejar a fertilidade e cobertura do solo com sistema de plantio direto na palha, cultivares adaptadas com melhor desempenho para as condições da região, agricultura de precisão com forma de monitoramento e recuperação da fertilidade do solo, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, dentre outros que os participantes poderão conferir no local”, destaca o Diretor-Presidente da MS Integração, Dirceu Luiz Broch.

Para José Rodrigues Pereira, responsável pela área agrícola da Faz. Cachoeirão, a adoção do sistema ILP mudou o cenário da fazenda elevando significativamente os níveis econômicos. “O crescimento da área plantada com soja no Estado está ocorrendo principalmente em áreas consideradas marginais para agricultura, seja por apresentarem solos de baixa fertilidade, de textura mista a arenosos, e também em regiões o clima não é favorável pela ocorrência de veranicos e altas temperaturas, razões pelas quais não se conseguem altas produtividades, como é o nosso caso. Porém, com a integração e orientação da pesquisa estamos conseguindo alcançar nosso objetivo, que é o aumento de produtividade e rentabilidade da pecuária com o encurtamento do ciclo para o abate de novilhos precoces”, aponta ele.


PARCEIROS

O evento conta com o apoio da Novilho Precoce MS, Agro, Agroamazônia, Agropantanal, CAMDA, MS Irrigação, Nutrion, Sementes Ponto Alto, Servisal, Sementes Germinex, Sementes Rio Dourado, Laboratório Solos e terá a participação das empresas Bayer CropScience, Biogene, Monsoy, Nidera, SoyTech e Syngenta.


SERVIÇO

O evento ocorrerá na Fazenda Cachoeirão – Bandeirantes/MS, localizada à 93 km da Capital, das 8h às 11h30, conforme previsto na programação. Convite e roteiro de acesso a área do Dia de Campo em anexo.

Informações 67 3454-6567/9973-0588 ou pelo site www.msintegracao.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

08h00 às 08h30

Recepção dos Convidados com Café-da-manhã.

 

08h30 às 08h40

Abertura do Dia de Campo.

 

08h40 às 10h30

Visita às Estações do Dia de Campo.

 

I – Depoimento dos Proprietários da Fazenda Cachoeirão sobre os Resultados Alcançados com o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária.

 

II – Visita à Área de Pesquisa de Variedades de Soja RR e Intacta RR2 em Solos Argilosos.

Empresas Participantes: MS Integração, Biogene, Monsoy, Nidera e Syngenta.

Semeadura – 20/10/2014 – 25 Variedades de Soja RR e 35 Variedades de Soja Intacta RR2.

 

III – Visita à Área de Pesquisa de Variedades de Soja RR e Intacta RR2 em Solos Arenosos.

Empresas Participantes: MS Integração, Biogene, Monsoy, Nidera, SoyTech e Syngenta

Semeadura – 11/11/2014 – 19 Variedades de Soja RR e 21 Variedades de Soja Intacta RR2.

 

IV – Visita à Área de Pesquisa de Manejo e Fertilidade do Solo

– Resposta da cultura da soja a doses e época de aplicação de cloreto de potássio em solos arenosos.

– Estratégia de adubação da cultura da soja para solos arenosos (13 formulações de fertilizantes).

 

11h00 às 11h30

Correção de Perfil do Solo através da Agricultura de Precisão.

 

11h30 às 11h30

Encerramento do Dia de Campo com Almoço para os Convidados.