Publicidade
Publicado em 30/01/2015 12h48

Principais importadores da carne de frango brasileira em 2014

Respondendo por mais de um quarto das exportações brasileiras e gerando perto de 30% das divisas obtidas no segmento, Arábia Saudita e Japão permaneceram como, respectivamente, primeiro e segundo principais importadores da carne de frango brasileira em 2014.
Por: Avisite

prin

Porém, breve exercício revela que entre os dois líderes se posiciona outro importador: o mercado chinês. Isto se considerarmos que a maior parte do produto exportado para Hong Kong tem como destino a China continental. 

Neste caso, o volume importado por China/Hong Kong totaliza 543,1 mil toneladas, 13,6% do total exportado pelo Brasil no ano passado e, portanto, à frente do Japão, cujas importações representaram 10,4% do total.

No entanto, quando se considera a receita cambial, China/Hong Kong ficam na terceira posição, com 12,3% do total e, assim, atrás do Japão, com 13,7% do total. Um resultado influenciado pelo menor preço do principal produto destinado ao mercado chinês – as patas de frango.

No entanto, o grande realce das exportações brasileiras de 2014 recai sobre a Rússia, que aumentou suas compras no Brasil em 164%, gerando receita cambial 120% maior. Com isso, as importações russas subiram da 15ª posição em 2013 para a 8ª no ano que passou. 

Notar, de toda forma, que o avanço no volume exportado para a Rússia foi acompanhado de sensível redução no preço médio. Assim, enquanto as exportações globais acusaram queda de pouco mais de 3% no preço médio, os preços médios russos retrocederam mais de 16%. 

A ressaltar, por fim, que os 10 principais importadores responderam por exatos 70% da receita cambial da carne de frango. Ou restantes 30% estiveram distribuídos entre 146 importadores, dois a mais que em 2013.

Publicidade