Publicidade
Publicado em 18/01/2021 21h30

China aprovará comercialmente nova soja OGM

Milho também foi aprovado
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Além do algodão e do mamão (em uma região específica), o governo de Pequim nunca permitiu o plantio comercial de variedades transgênicas de soja ou milho, mas permite sua importação para uso na alimentação animal. A China disse na segunda-feira que aprovaria a biossegurança de outra variedade de milho geneticamente modificado (OGM) e uma soja OGM, ambos produzidos pela Beijing Dabeinong Technology Group Co Ltd. 

A mudança ocorre depois que a China aprovou três safras OGM projetadas internamente como seguras no ano passado, a primeira em uma década, em um novo impulso para o plantio comercial de safras OGM no maior importador e maior comprador de soja do mundo. Pequim nunca permitiu o plantio de variedades transgênicas de soja ou milho, mas permite sua importação para uso na alimentação animal. 

No entanto, o governo disse recentemente que deseja apoiar a melhoria da biotecnologia para impulsionar a segurança alimentar, levando a indústria a esperar progresso em direção à comercialização no próximo ano. O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais abriu seu plano de aprovação de segurança para comentários públicos até 1º de fevereiro. 

Um dos novos produtos, uma soja resistente ao glifosato e ao glufosinato conhecido como DBN9004, já foi aprovado como seguro na Argentina, onde a Dabeinong também busca produção comercial. O outro, conhecido como DBN9501, é um milho resistente à infestação da lagarta-do-cartucho, que atingiu a região do cinturão do milho na China no ano passado. Embora várias medidas adicionais devam ser tomadas antes que os agricultores chineses tenham permissão para plantar as safras, a aprovação é vista como oportuna, dado o crescente déficit de milho do maior produtor mundial de grãos. 

Publicidade