Publicado em 24/02/2021 18h18

Empresa vai levar grãos direto de seus clientes para China

Iniciativa deve conduzir o embarque dos primeiros volumes até o final desta safra
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

Uma iniciativa da Syngenta vai levar a produção de milho e soja de seus clientes direto para a China. As negociações serão feitas pela plataforma Nutrade, que já faz transações de café e algodão. A iniciativa chamada de Agriculture Value Chain (cadeia de valor agrícola, em livre tradução) deve realizar os primeiros embarques até o final desta safra. 

“Isso não significa que a Syngenta está entrando como novo player no mercado de trading. Nos vemos como um trader ‘boutique’, capaz de customizar soluções de uma forma diferente de tudo o que existe atualmente. Portanto, continuaremos apostando em nossas parcerias com as empresas do segmento, sempre em busca de novos modelos operacionais para beneficiar os clientes e aumentar sua lucratividade”, destaca Matthias Koenig, Diretor de Negócios da Nutrade.

A demanda surgiu durante um evento com clientes em 2019. Para tanto, a Syngenta estabeleceu acordos estratégicos de fornecimento com a chinesa Sinograin, bem como fortaleceu laços com outros importantes importadores de grãos e soja do país asiático. Com isso, a companhia é a única do Brasil a oferecer este tipo de alternativa aos produtores.
A exportação de soja e milho será feita somente com os grãos negociados por meio da modalidade barter, ou seja, as commodities utilizadas como pagamento pelas tecnologias ofertadas pela Syngenta. 

A iniciativa também permite maior captura de valor e lucratividade, pois o processo de exportação é feito de modo simplificado e desburocratizado, conectando-os diretamente ao mercado chinês.

“Usaremos todo o nosso know-how para identificar as melhores condições para o produtor em cada safra, de acordo com o comportamento do mercado. Isso significa que nossos clientes também continuarão tendo a opção de vender a outros traders dentro da modalidade barter, caso prefiram”, destaca Matthias.