Publicidade
Publicado em 24/02/2021 18h49

BNDES cria programa para cerealistas com taxas de juros equalizadas e de mercado

Foco é financiar investimentos para construir armazéns e ampliar capacidade de estocagem. Pedidos começam a ser recebidos nesta sexta-feira (26/2)
Por: Estadão Conteúdo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou o programa BNDES Crédito Cerealistas, destinado a financiar investimentos na construção de armazéns e ampliação da capacidade de estocagem dessas empresas.

A iniciativa contará com duas linhas: uma com taxa de juros prefixada de 6% ao ano, que será equalizada pelo governo federal, e outra com recursos livres do banco e taxa pós-fixada. O BNDES informou que não há um limite de volume a ser emprestado pelo banco em 2021 com taxas sem subvenção.

Nesta taxa pós-fixada composta, serão considerados um referencial de custo financeiro - taxa fixa do BNDES (TFB), taxa Selic, Taxa de Longo Prazo (TLP) ou Taxa de Longo Prazo com capitalização da parcela referente à variação do IPCA (TLPcap) -, além da remuneração do BNDES (0,95% a.a.) e da instituição financeira credenciada (2,8% a.a.).

Poderão ser financiados com recursos do BNDES Crédito Cerealistas obras civis, máquinas e equipamentos necessários à construção de armazéns e expansão de capacidade de estruturas existentes, de acordo com circular da instituição financeira.

O maquinário deverá ser novo, fabricado no Brasil e constar no Credenciamento Finame - CFI do Sistema BNDES. Além disso, as linhas permitirão tomar recursos para financiar 100% do valor do projeto e terão prazo de pagamento de até 13 anos, já incluídos três anos de carência, com amortização mensal, semestral ou anual.

De acordo com o BNDES, as solicitações de crédito ao programa deverão ser protocoladas a partir desta sexta-feira (26/2), com prazo se estendendo até 25 de junho.

Publicidade