Publicado em 02/02/2015 14h50

Governo eleva mistura de etanol na gasolina para 27%

A mistura de etanol anidro na gasolina passará para 27 por cento, ante os atuais 25 por cento, decidiu nesta segunda-feira o governo federal em um encontro com a indústria automotiva e sucroenergética.
Por: Reuters

etanol

A nova mistura, que vinha sendo debatida e testada há meses, deverá vigorar a partir de 15 de fevereiro. As usinas, que estão na entressafra da cana, dizem ter estoques de etanol suficientes para atender à nova demanda.

O acordo foi fechado em uma reunião na Casal Civil, no Palácio do Planalto, na manhã desta segunda-feira. O ministro Aloizio Mercadante vai levar a decisão para ser chancelada pela presidente Dilma Rousseff, segundo representantes da indústria que participaram do encontro.

Em setembro do ano passado, Dilma já havia sancionado lei que permitiu a elevação da mistura do etanol na gasolina até o limite de 27,5 por cento, desde que constatada sua viabilidade técnica, por meio de testes.

"Os testes não mostraram nenhum problema para o aumento da mistura para 27,5 por cento. Mas a Anfavea ainda tem uma parte dos testes que não terminou. Então para dar segurança para o consumidor dos carros importados, a Unica concordou em elevar a mistura para 27 por cento a partir de 15 de fevereiro", disse a presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina, na saída do Palácio do Planalto.

A indústria automobilística, representada pela Anfavea, vinha se mostrando contrária a uma mistura maior que os 25 por cento atuais, argumentando que boa parte da frota ainda usa apenas gasolina no Brasil, e não estaria tecnicamente preparada.

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, afirmou que o percentual foi estabelecido em 27 por cento, e não 27,5 por cento, também porque os equipamentos de aferição da mistura instalados nas bombas não têm precisão para meio ponto percentual.

"(O aumento) não foi para 27,5 por uma questão da defesa do consumidor brasileiro. A proveta de testes que é instalada em cada bomba de combustível não consegue fazer leitura intermediária da mistura", disse o representante das montadoras.

Os executivos destacaram que a nova mistura não vale para gasolina premium. Os testes de durabilidade em veículos terminarão em março e uma reunião foi agendada para 8 de abril para decidir sobre mudança na mistura de etanol também para esse tipo de gasolina.

ESTOQUES

A mudança na mistura era fortemente defendida pelas empresas de açúcar e etanol, como forma de aliviar a crise vivida pelo setor. O etanol anidro é um dos produtos com melhor remuneração das usinas.

O centro-sul, região que responde por 90 por cento da produção de cana do país, está em período de entressafra. A moagem da nova temporada começa oficialmente só em abril.

Mesmo assim, o setor diz ter estoques suficientes para garantir a demanda adicional.

"Não existe nenhuma preocupação com abastecimento, não só na entressafra, porque também temos um mês de consumo depois de iniciada a safra", disse Elizabeth Farina.

Segundo a executiva, a demanda pelo biocombustível deve subir em 1 bilhão de litros por ano no país, colaborando para melhorar um pouco a situação financeira das usinas, que conseguem melhor retorno com o biocombustível do que com o açúcar, cujos preços internacionais estão deprimidos.

A consultoria Datagro estima que os estoques de etanol no país atualmente estão 13 por cento acima do volume registrado um ano atrás.

O setor sucroenergético já foi favorecido recentemente por outra decisão do governo, de elevar impostos para a gasolina, que a Petrobras decidiu repassar integralmente aos preços nas refinarias. Com a gasolina mais cara, as usinas também podem elevar os preços do etanol hidratado, usado diretamente nos carros.