Publicado em 02/02/2015 16h40

Fundação Pró-Sementes divulga resultados de ECR de trigo da safra 2014

Na safra de inverno 2014/2014, nos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de trigo, foram avaliadas mais de 60 cultivares em cinco estados brasileiros. Os resultados desta pesquisa, conduzida pela Fundação Pró-Sementes, serão apresentados ao público no dia 10 de fevereiro de 2015, em Passo Fundo (RS).
Por: Agrolink com informações de assessoria

trigo

O objetivo dos Ensaios de Cultivares em Rede é fornecer informações para nortear a tomada de decisão da cultivar a ser semeada na safra seguinte considerando as diferentes regiões produtoras. Os experimentos são implantados e conduzidos de maneira uniforme em todos os locais selecionados, oferecendo ao produtor rural e à assistência técnica informações idôneas das principais cultivares indicadas para cada região. São apresentados dados como rendimento em kg/ha e em sacos/ha, além de pH e percentual de rendimento de cada cultivar sobre a média da região.

A rede experimental foi instalada em 19 locais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A crescente demanda por pesquisa de cultivares de trigo no centro-oeste brasileiro impulsionou a ampliação dos experimentos, que nesta última safra foram realizados pela primeira vez na cidade de Dourados (MS).

Em toda a rede experimental, foram avaliados 61 materiais, de 8 empresas obtentoras. Destes, 9 materiais são lançamentos. No total, foram conduzidas aproximadamente 3.000 parcelas.

Apenas no Rio Grande do Sul, onde a pesquisa conta com o apoio do Sistema Farsul, foram testadas 40 cultivares de trigo de 6 diferentes obtentores em 1.542 parcelas posicionadas em 7 locais. No estado, os experimentos foram conduzidos em duas épocas de semeadura. A exceção foi o ensaio do município de São Gabriel. “O excesso de chuva não permitiu a semeadura da 2º época no local, já que os ensaios são implantados respeitando a data limite determinada pelo Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, informa a pesquisadora Kassiana Kehl, coordenadora da unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes.