Publicado em 03/02/2015 08h07

Secretária de Relações Internacionais do Mapa reúne-se com representantes da CNI

Na tarde desta segunda-feira (02.02), a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa), Tatiana Palermo, reuniu-se com representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para discutir temas de interesse comum.
Por: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Durante a reunião, o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, pediu atenção especial do Mapa aos temas de agricultura discutidos no âmbito do Conselho Empresarial do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Abijaodi convidou o Mapa para participar da próxima reunião do Conselho que será realizada nos dias 9 e 10 do mês corrente e que a programação prevê mesas redondas com as autoridades brasileiras.

O segundo ponto discutido foi sobre os acordos bilaterais. “Queremos avançar na negociação do acordo com a União Europeia e já estamos estudando um acordo com os Estados Unidos. É importante ter a colaboração de vocês”, disse o diretor. “Queremos expandir a cooperação nesses assuntos bilaterais. Acho que podemos conversar para ver o que a indústria está querendo e descobrir formas de aumentar a exportação”, finalizou. Além disso, o diretor reforçou a necessidade de abrir um diálogo entre o governo e o setor privado em relação aos temas Pós-Bali da Organização Mundial do Comércio. Segundo a secretária Tatiana, os assuntos levantados já estão na pauta de discussão do Ministério.

Outro ponto abordado pela secretária foi o desenvolvimento de zonas de exportações. “A intenção é facilitar a comercialização de produtos para o exterior”, disse. A CNI aprovou a ideia e afirmou que esses acessos devem ser instalados em pontos estratégicos.