Publicado em 16/04/2021 20h55

Editada manga com melhor sabor e vida útil

“Com essas instruções, podemos começar a comparar diferentes plantas"
Por: Leonardo Gottems

Uma equipe de cientistas da Universidade da Flórida sequenciou o genoma da manga 'Tommy Atkins', uma variedade nativa da Flórida de importância internacional e valorizada por sua vida útil muito longa, resistência a pragas e outras características benéficas. Essas informações genéticas são fundamentais para o melhoramento genético de mangas com melhor sabor, textura, resistência a pragas e melhor vida pós-colheita. 

"Agora temos as instruções genéticas completas para 'Tommy Atkins', que é uma manga de exportação primária", disse Alan Chambers, geneticista de plantas tropicais do Centro de Pesquisa e Educação Tropical da UF / IFAS.  "Agora podemos usar isso como uma ferramenta para responder a perguntas como," Por que Tommy Atkins tem uma cor de pele tão boa? "," Por que Tommy Atkins é tão resistente a doenças? “O que torna Tommy Atkins tão bom para remessas?”, ele diz. 

O genoma é o conjunto completo de instruções genéticas para um organismo. Cada genoma contém todas as informações necessárias para construir esse organismo e permite que ele cresça e se desenvolva com sucesso. As instruções em um genoma são feitas de DNA, que contém um código químico exclusivo que orienta o desenvolvimento, o crescimento e a saúde. Chambers e sua equipe acreditam que seu trabalho é uma ferramenta essencial que será usada para ajudar a cultivar as variedades de manga que os consumidores e agricultores desejam. 

“Com essas instruções, podemos começar a comparar diferentes plantas ", disse ele. “Por exemplo, essas instruções podem nos ajudar a entender por que uma planta tem casca vermelha em vez de amarela, ou por que a manga tem gosto de abacaxi. As mesmas instruções nos ajudam a encontrar o DNA responsável por essas diferenças ”, disse Chambers. 

Publicidade