Publicado em 31/05/2021 09h39

GIRO AGRONEGÓCIO

Mauricio Picazo Galhardo
Por: Mauricio Picazo Galhardo

 Foi inaugurado em Brasília o Observatório da Agropecuária Brasileira

OBSERVATÓRIO

Um único local reúne dados de mais de 200 bases mapeadas acerca da safra agrícola, da previsão climática, do crédito rural, além de informações sobre o setor pesqueiro e imagens georreferenciadas da área rural brasileira. É o portal do Observatório da Agropecuária Brasileira, disponibilizado ao público a partir de (25/5) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

OBSERVATÓRIO 2
“Estamos entregando para a sociedade esse instrumento fantástico. Temos um marco de informações atualizadas, dados consistentes para a tomada de decisões. Isso vai fazer com que o Brasil consiga, neste momento difícil que vivemos hoje, mudar sua imagem. Não haverá mais desconhecimento em relação à agropecuária brasileira. Aqui está o que é preciso conhecer do Brasil. O setor merece esta plataforma”, anunciou a ministra Tereza Cristina, idealizadora do projeto do Observatório.
 
BRASIL RURAL
Os oito roteiros turísticos que integrarão o Projeto Experiências do Brasil Rural foram oficializados. Agora, eles passarão a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais do país. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
 
CARGAS
O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), defendeu, na reunião de diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), as Medidas Provisórias, que tratam sobre pesagem de carga em veículos de transporte e que institui o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e) no país, respectivamente. As duas MPs estão em tramitação no Congresso Nacional.
 
COMITÊ
A Sociedade Rural Brasileira, inaugurou seu Comitê de Relações Internacionais, um grupo de estudo para discutir sobre as relações do agronegócio brasileiro, mercado externo, assim como as diversas pautas que envolvem o tema. A reunião inaugural contou com a presença do Embaixador Alexandre Parola, representante do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra. 
 
EMPREGOS
Em abril deste ano, o número de trabalhadores contratados com carteira assinada foi superior ao de demitidos, embora a geração de postos de trabalhos formais tenha ficado abaixo do resultado do mês de março. A agropecuária terminou o mês com saldo positivo de 11.145 empregos, tendo admitido 84.650 e demitido 73.505.
 
ALIMENTAR
O Sistema CNA/Senar lançou, o manifesto “Alimentar é construir o futuro”. O Manifesto faz parte de um movimento que engloba uma série de iniciativas do Sistema CNA/Senar para construir uma identidade onde as dimensões humanas, da inteligência e da convergência são ferramentas de entendimento para construir um futuro melhor. 
 
ESTADOS UNIDOS
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoveu, um seminário virtual para capacitar empresários rurais em vendas para os Estados Unidos. O evento faz parte das ações do Projeto Agro.BR, iniciativa voltada para a internacionalização do agro brasileiro.
 
CONAB
Guilherme Augusto Sanches Ribeiro tomou posse como presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em cerimônia realizada com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes. O termo de posse foi assinado por Guilherme Ribeiro e pela ministra Tereza Cristina. No ato, o presidente empossado destacou como missão colocar em prática seu conhecimento para desenvolver ainda mais a empresa e assumiu o compromisso de uma gestão transparente e eficiente. 
 
EMBRAPA
A Embrapa Hortaliças iniciou suas atividades em 1975, com a criação da Unidade de Pesquisa de Âmbito Estadual de Brasília (UEPAE de Brasília), especializada em pesquisa de hortaliças. Contudo, foi apenas no dia 27 de maio de 1981 que a Unidade foi elevada a Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, com o propósito de executar atividades de pesquisa sobre os fatores que limitavam o desenvolvimento das hortaliças em condições tropicais. Em 1997, estabeleceu-se a denominação Embrapa Hortaliças.
 
*  Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.
Email: mauricio@agroin.com.br