Publicado em 31/05/2021 16h20

IDR e Simepar lançam serviço alerta contra geada disponível via Whatsapp

Objetivo é alertar cafeicultores do Paraná, com antecedência de 48 a 24 horas, para a ocorrência de geada na região cafeeira
Por: Estadão Conteúdo

geada_cafe
Serviço de alerta visa alertar o produtor para se prevenir contra problemas causados pela geada na lavoura de café  (Foto: Divulgação/Deral)

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) estão com o Serviço Alerta Geada 2021 em operação. O objetivo é alertar cafeicultores do Paraná, com antecedência de 48 a 24 horas, para a ocorrência de geada na região cafeeira. Com isso é possível proporcionar tempo hábil para proteção de lavouras recém-instaladas, bem como viveiros de mudas, evitando prejuízos aos produtores.

Este ano, o IDR tem uma novidade: o Alerta Geada gratuito via Whats App. O "Alerta Geada" será disparado em caso de previsão de geada de forte intensidade na região cafeeira paranaense. O IDR informa, ainda, que não haverá envio do "Alerta" por e-mail ou SMS, somente via Whats App. O interessado deve cadastrar o telefone (43) 3376-2248 nos contatos do celular, só recebendo o Alerta se esse número estiver salvo nos contatos.

Uma mensagem para esse telefone (43) 3376-2248 deve ser enviada informando: "Quero receber o Alerta Geada". Boletins sobre a previsão do tempo para as próximas 24 horas são atualizados diariamente e disponibilizados nos seguintes canais: Site IDR-Paraná e Simepar; Aplicativo Iapar Clima e telefone fixo (43) 3391-4500.

Publicidade