Publicado em 07/06/2021 09h17

Chicago: Futuros em alta com óleo de soja

O dólar enfraqueceu e compensou a maior parte da alta de quinta-feira
Por: Leonardo Gottems

Os futuros da soja na Bolsa de Chicago se recuperaram acentuadamente nesta sexta-feira para uma alta de duas semanas com a força dos produtos derivados da soja e o suporte dos mercados externo, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “As preocupações com o clima continuam pesando sobre as  perspectivas  de  desenvolvimento  da  safra  dos  EUA, contribuindo para a recuperação dos futuros da soja”, comenta. 

“No fechamento o contrato do primeiro mês de julho era negociado a  $  15,82/bu  até  o momento, o  maior  nível desde 18 de maio e alta de 2,1% no dia. A  soja  continuou  a  dar  força  ao  óleo  de  soja,  cujos futuros saltaram mais de 3,5% no dia, sendo negociados acima  de  US$  71/barril,  enquanto  o  farelo  de  soja também  recebeu  algum  apoio,  já  que  os  futuros  da CBOT  subiram  0,6%  para  compensar  as  perdas  de quinta-feira", completa. 

O dólar enfraqueceu e compensou a maior parte da alta de quinta-feira, com o índice do dólar americano - medido em relação a uma cesta de moedas de reserva  -  caindo 0,5% no dia, para 90,09. “O petróleo continuou sua tendência de alta apoiado por sinais de disciplina de oferta juntamente com a recuperação da demanda global, enquanto o WTI subiu 0,7% no dia para $ 68,96/bbl, contribuindo para puxar a soja para cima. A  safra  de  soja  da  Argentina  atingiu  96,6%  concluída,  um  avanço  de  5,2  pontos  percentuais  na  semana,  com  os trabalhos previstos para serem concluídos nos próximos dias, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) na noite de quinta-feira", indica. 

“As vendas líquidas de soja nos Estados Unidos na semana encerrada em 27 de maio ficaram em 17.800 toneladas, dentro das expectativas do mercado, mas 68% menores na semana, enquanto as exportações chegaram a 221.700 toneladas, o nível mais baixo no ano comercial, como mostram dados do USDA nesta quinta-feira. Um forte desempenho nas exportações de milho dos EUA também ajudou a impulsionar os futuros do milho, o que também foi positivo para os preços da soja durante a sessão”, conclui. 

Publicidade