Publicado em 07/06/2021 09h20

Qual o panorama do milho no Brasil?

Santa Catarina ainda possui preços estáveis, mas os mais altos do Brasil
Por: Leonardo Gottems

No estado do Rio Grande do Sul, a Emater aponta que chuvas atrapalharam a colheita do milho, com preços que recuam 2,78%, de acordo com informações que foram divulgadas pela TF Agroeconômica. “A Emater atribuiu às chuvas os escassos dois pontos percentuais de avanço na colheita do milho esta semana, que passou de 90 para 92% no Rio Grande do Sul”, comenta. 

“No Estado, há  regionais  acompanhadas  pelo  órgão  que  já  se encontram 100%  colhidas, como é  o caso das regiões de Porto  Alegre  e  Ijuí;  e  outras  que  apresentam  um  atraso relativo,  como  Pelotas,  com  apenas  65%  colhidos. Ademais,  Soledade,  Caxias  do  Sul,  Lajeado  e  Santa  Rosa aproximam-se do fim, com 95% do seu milho colhido. Em  relação  aos  preços,  o  órgão  aponta  uma  redução  na média estadual,  com um  recuo de 2,78%, com  a saca passando de R$ 88,35 para R$ 85,89 nesta semana”, completa. 

Santa Catarina ainda possui preços estáveis, mas os mais altos do Brasil. “A sexta-feira se apresentou de forma bastante tímida aos negócios de milho em Santa Catarina, em uma queda de braço  onde  compradores  e  vendedores  não  veem motivos  para  movimentar  lotes  ou  indicações  de  forma diferente.  Do  lado  da  compra,  a  baixa  do  dólar  e  lotes oriundos  da  safrinha  motivam  a  maiores  baixas  nas indicações.  Para  a  venda, há  a  expectativa  crescente de quebras de safra,  o  que  pode  significar,  em  um  curto  a médio prazo, novas altas no cereal”, indica. 

Atrasos na colheita do milho no Paraná resultam em pouquíssimos lotes no mercado. “Com isto, os lotes ficaram bastante reduzidos no Paraná nesta semana e a comercialização, como um todo, ficou bastante restrita e pontual. Hoje, não ouvimos relatos de negócios,  mas  sabe-se,  dentre  diversas  regiões,  que  os lotes  situam-se  a  R$  95,00  nas  intenções  dos  vendedores  e  até  R$  92,00  para  a  intenção  de  compra”, conclui.