Publicado em 07/06/2021 17h03

Pesquisa brasileira mostra qual o milho perfeito para uma pipoca

Os principais fatores que influenciam a qualidade da pipoca são a umidade do grão, as taxas de expansão e as taxas de estouro.
Por: Beatriz Lourenço | Gizmodo Brasil

Tipos de Popoca

A pipoca é um lanche que acompanha eventos de todos os tipos: filmes, futebol, festas ou até mesmo uma tarde de descanso em casa. No entanto, o que os consumidores têm em comum é que preferem mais pipocas estouradas do que milho na panela.

Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores decidiu determinar as propriedades que afetam a expansão do milho. Os resultados foram publicados na revista científica Agronomy Journal, da Sociedade Americana de Agronomia.

“A forma como os grãos se expandem é uma característica muito importante da pipoca”, diz a cientista Fernanda Maioli. Isso é conhecido como taxa de expansão. “Grãos muito duros estouram quando aquecidos e seu volume inicial se multiplica em mais de 40 vezes. No caso da pipoca, isso nos proporciona um alimento único e saboroso.”

Os principais fatores que influenciam a qualidade da pipoca são a umidade do grão, as taxas de expansão e as taxas de estouro. Assim, quando uma pipoca é considerada de alta qualidade, quer dizer que os grãos se expandem mais e o milho tem melhor textura e maciez.

A nova pesquisa analisou como a substância amilácea dentro dos grãos transfere calor durante o processo de estourar. “Isso nos ajudará a identificar com eficiência as variedades de pipoca com boas características agronômicas”, explicou Maioli. Para isso, a equipe avaliou 49 tipos de pipoca para diferentes características, que incluíram rendimento de grãos, comprimento do grão, expansão de estouro, espessura da camada protetora, capacidade de transferência de calor e a quantidade de proteína nos grãos.

Em seguida, eles estudaram a influência dessas características na expansão do grão e descobriram que as melhores pipocas vêm de milhos com camadas externas mais espessas. “Nossos resultados mostraram que a espessura da camada externa do grão é uma característica fundamental para uma pipoca de melhor qualidade”, diz Fernanda Maioli. Agora, a equipe espera poder identificar as relações entre outras características importantes.

Publicidade