Publicado em 09/09/2021 11h52

Minerva Foods realiza nova contratação de jovens aprendizes em Rolim de Moura/RO

Ação faz parte do Programa Aprendiz na Indústria da Carne, desenvolvido pelo CIEE em parceria com o SENAR
Por: Assessoria de Imprensa

Como continuidade ao trabalho de desenvolvimento de novos talentos e promoção da inclusão de jovens no setor agropecuário, a Minerva Foods, líder na exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, realizou a contratação de nova turma com 62 jovens aprendizes para a unidade de Rolim de Moura, em Rondônia.

A iniciativa faz parte do Programa Aprendiz na Indústria da Carne, criado pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), e é resultado da parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), para estimular a inserção de jovens e estudantes nos setores da indústria e agronegócio.

Como parte do programa, os jovens entre 18 e 22 anos serão envolvidos em etapas do processo de produção, por meio de atividades práticas com o apoio de gestores diretos, a fim de desenvolverem o aprendizado operacional e se tornarem aptos a realizarem as funções de forma plena. Na unidade local, os novos contratados irão atuar em diferentes áreas, como setor de cortes, câmaras, embarque, desossa, embalagens, miúdos, entre outros.

Além dos treinamentos e capacitações com foco nas atividades que serão exercidas, os jovens aprendizes contarão com uma jornada de desenvolvimento que, além do acompanhamento de gestores dos setores durante o tempo de trabalho, envolve encontros mensais com representantes da área de Recursos Humanos, para trabalhar em temas como comunicação verbal e não verbal, relacionamento interpessoal e intrapessoal, habilidades sociais, dinâmicas e oratória.

Como em outras contratações, para integração dos novos talentos, a Companhia preparou uma programação em que os recém-chegados receberão orientações sobre a cultura, valores, políticas internas, segurança do trabalho, controle de qualidade, meio ambiente e responsabilidade social, que compõem o Sistema de Gestão Integrado (SGI) da unidade.

Esta não é a primeira vez que a Minerva Foods abre as portas do mercado de trabalho para jovens e estudantes em 2021. Visando recrutar novos talentos, a Companhia abriu inscrições para seus Programas de Estágio e Trainee, em que os selecionados passaram a integrar equipes da Companhia.

"Ao promovermos oportunidades para jovens desta faixa etária, estamos não só contribuindo com emprego, mas também para o desenvolvimento profissional de cada um deles. Além de proporcionar independência financeira, estamos, mais uma vez, abrindo as portas da maior exportadora de carne bovina da América do Sul, para que aqueles que têm interesse em construir uma carreira no setor, possam se desenvolver e traçar sua jornada. Nós acreditamos no poder de transformação da educação e, certamente, esse programa diz muito sobre isso, sobre como podemos contribuir para a formação dos profissionais do amanhã", destaca José Roberto Affonso, Diretor de Recursos Humanos da Minerva Foods.

"No intuito de seguir cumprindo sua missão de realizar a Formação Profissional Rural, o SENAR iniciou a execução do Programa Jovem Aprendiz Rural, com a finalidade de profissionalizar jovens oriundos do meio rural, em parceria com o CIEE e a Minerva Foods. Além da oportunidade de emprego, os alunos receberão certificado de Qualificação Profissional na Aprendizagem Rural, que poderá ser utilizado pelo resto de suas vidas", afirma Morgana Medeiros, Gerente do Departamento Técnico do SENAR.

"Ao assinarmos o Acordo de Cooperação com o SENAR/RO, tínhamos a consciência do enorme desafio, mas também da oportunidade em profissionalizar os jovens do meio rural de Rondônia, pois apesar do agronegócio ser um dos principais motores da economia brasileira nos últimos 10 anos, o campo ainda sofre com a escassez de mão de obra. O CIEE busca atender as empresas com soluções na formação de mão de obra, tanto do ponto de vista conceitual quanto atitudinal, com ênfase na agricultura 4.0, contextualização das principais cadeias produtivas, processos produtivos e controle de qualidade. Com isso, queremos contribuir com a Minerva Foods em Rolim de Moura para atrair, preparar e reter esses jovens, tornando-os aptos a serem efetivados no quadro funcional da empresa", salienta Ismael Angelo, Supervisor do CIEE em Rondônia.