Publicado em 05/10/2021 11h30

Energia solar pode fazer você poupar 40% na conta

Período médio de retorno deste investimento é de apenas seis anos
Por: Leonardo Gottems

Os agricultores podem produzir nada menos que um terço da energia que precisam a partir do sol, apontou um estudo realizado pela empresa portuguesa de distribuição de energia elétrica EDP. Após analisar mais de 2.100 empresas agrícolas, a conclusão é de que soluções de energia solar podem gerar uma economia de até 40% na conta de eletricidade. 

O estudo da EDP analisou os padrões de consumo energético de acordo com características geográficas e condições de terreno para a instalação de painéis solares em Portugal. O potencial de produção chega a cerca de 114 GWh/ano em eletricidade limpa utilizando cerca de 21 hectares por todo o país incluindo não só terrenos agrícolas, mas também coberturas de edifícios e de parques de estacionamento.

Uma das grandes barreiras apontadas para a adoção da energia solar é o custo do equipamento e sua instalação. No entanto, o mesmo estudo da EDP aponta que “o período médio de retorno deste investimento é de apenas seis anos, podendo vir a ser menos, consoante um estudo mais aprofundado a cada uma destas empresas”.

“Para o setor [pordutivo agrícolas] este é um passo significativo para reduzir a dependência da rede elétrica, podendo representar uma poupança mensal de até 40% com eletricidade. Encontrar formas de controlar os custos com energia e aumentar a produção renovável é cada vez mais importante para o setor, já que desde o final do século passado duplicou a energia elétrica necessária para o ciclo produtivo da agricultura”, conclui a empresa multinacional de geração de energia.