Publicado em 05/10/2021 11h36

Quais os segredos da plantabilidade?

Conceito de semeadura envolve os pilares solo, máquina e semente
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

O conceito de plantabilidade é cada vez mais conhecido entre os produtores. Vem sendo muito utilizado para conferir qualidade de semeadura, em especial quanto à distribuição das sementes, que deve ser feita de maneira correta por uma máquina.  A técnica envolve três fatores importantes para garantir uma boa produtividade da lavoura: solo, máquina e semente.

Para o professor Paulo Roberto Arbex Silva, da área de Mecanização Agrícola na Unesp de Botucatu (SP), em síntese, a plantabilidade é uma semeadura com "capricho". "Colocar a semente de maneira uniforme, com espaçamento entre uma semente e outra, colocar na população correta e na profundidade recomendada para cultura, utilizar um maquinário que esteja bem regulado são parâmetros fundamentais no estabelecimento do estande de plantas e produtividade final", explica.  

Além da semente de alto vigor, alta germinação para poder emergir no tempo correto, o solo deve estar na umidade ideal e principalmente a regulagem da máquina que faz toda a diferença, um adubo de qualidade. Portanto, a má regulagem da máquina ou um solo mal preparado podem afetar a resposta de uma semente de alto vigor. "A plantabilidade é um conceito teoricamente novo que vem ganhando mais destaques de uns tempos para cá. Agrônomos,  pesquisadores, técnicos, grupos como o GPD, perceberam que  o capricho na semeadora faz toda diferença e garante boa produtividade", afirma Arbex Silva.

O pesquisador da Embrapa Trigo, Osmar Conte, considera os fatores - solo, máquina e semente -, primordiais, sobretudo nas grandes culturas. "Deve-se estar atento aos aspectos de regulagem, adequação e tipos de mecanismo utilizados na semeadora. Existem limites diferentes de velocidade, de acordo com a tecnologia utilizada na semeadora, além escolha adequada de discos, regulagem de sistemas pneumáticos, profundidade de posição de semente, a pressão aplicada sobre sulco de semeadura", complementa Conte.

A semente precisa atender todos critérios de qualidade fisiológica e sanitária, bem como a qualidade de pureza e de classificação. "A semente é um insumo muito importante. Porém, se os mecanismos da máquina não estiverem adequados, pode-se reduzir a qualidade da semente". Outro aspecto importante é a questão do solo. "Hoje muito se fala em manejo de resíduo, mas o grande aspecto relacionado ao solo está nas condições adequadas, principalmente, de umidade em grandes culturas como a soja", comenta o pesquisador.

De acordo com ele, a  taxa de semeadura diária de soja no Brasil passa de 1 milhão de  hectares/dia.  "Temos uma capacidade operacional muito grande, mas o produtor brasileiro é pressionado por uma janela  ideal de plantio, tanto para desempenho das cultivares, como para atender o sistema de produção com culturas que vem a seguir com o milho segunda safra.

Isso muitas vezes, segundo Conte, desloca na tomada de decisão para semeadura em condições inadequadas, principalmente quanto ao teor de umidade do solo. A decisão de iniciar a semeadura com o solo seco, sem saber exatamente quando terá umidade suficiente, pode resultar em plantas menos vigorosas, com baixa produtividade.

"Isso é um aspecto muito ruim, porque o produtor pode ter feito tudo certo: a escolha de uma boa semente, máquinas bem reguladas, mas escolheu o momento errado, o que anula todos os outros fatores observados e praticados anteriormente", explica Osmar Conte.

Para debater estas e outras questões relacionadas ao tema "Plantabilidade e Produtividade das Culturas", acontece na próxima quarta-feira (06), às 19 horas,o sétimo episódio da  Prosa Sementeira. Estarão presentes no evento virtual  o professor Paulo Roberto Arbex Silva e o pesquisador da Embrapa Trigo, Osmar Conte. A live acontecerá no canal do YouTube da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes - ABRATES (Abrates_Sementes),  e será conduzida pela professora Maria Laene Moreira de Carvalho, da Universidade Federal de Lavras  (UFLA) e  segunda vice-presidente da ABRATES.
Serviço
Live: VII Prosa Sementeira - "Plantabilidade e Produtividade das Culturas"
Quando: Dia 6/10 de 2021
Canal do Youtube: Abrates_Sementes