Publicado em 05/10/2021 11h59

Japão está perto de comercializar peixe geneticamente editado

A indústria pesqueira do Japão está com problemas
Por: Leonardo Gottems

O Japão está editando geneticamente o peixe da espécie Pargo ( Pagrus major) para ter 50% a mais de carne em seu conteúdo e só aguardam a atualização do governo, de acordo com o The New American. Não surpreendentemente, existem preocupações de certos grupos sobre se isso afetará o meio ambiente e os consumidores. 

Para que o peixe cresça e tenha mais músculo, o gene da miostatina, responsável por restringir o crescimento muscular, será editado para que fique incapacitado. Desligar o gene faz com que os peixes fiquem mais musculosos do que os peixes não modificados. Ao tornar o peixe mais carnudo, os pesquisadores esperam trazer mais dinheiro para a indústria de aquicultura japonesa. 

A indústria pesqueira do Japão está com problemas, de acordo com relatórios da Revista Hakai, uma publicação afiliada à Fundação Tula, uma organização não governamental (ONG) com base na Colúmbia Britânica. “Criar peixes com mais carne nos ossos pode impulsionar as operações comerciais de criação de douradas, que lutam com margens de benefícios estreitos devido aos altos custos de fornecer alimentos e reabastecer as águas com peixes jovens”, diz. 

A revista Hakai diz que Masato Kinoshita, professor assistente de biociências aplicadas na Universidade de Kyoto, está "usando o CRISPR-Cas9 para remover o gene da miostatina na geração do sargo". CRISPR-Cas9 é usado para modificar seletivamente os genes de animais, cortando ou adicionando novos segmentos de DNA. Em 2019, Scott Gotlieb, então diretor do FDA, disse que a agência monitoraria os alimentos modificados pelo CRISPR. "O FDA avaliará a segurança e eficácia de uma alteração genômica intencional com base na totalidade das evidências apresentadas",escreveu Gottlieb. "Nosso objetivo é adaptar a regulamentação ao risco", disse ele.