Publicado em 05/10/2021 12h02

Clima ideal acelera safra de milho e soja nos EUA

Plantio de trigo está transcorrendo em um ritmo considerado “normal”
Por: Leonardo Gottems

Os Estados Unidos já colheram um terço de suas safras projetadas de milho e soja, resultado de condições climáticas classificadas como “ideais” pelo portal especializado Successful Farming. De acordo com levantamento do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), as colheitas estão bem à frente de suas médias de cinco anos.

As condições de milho e soja permanecem inalteradas pela terceira semana consecutiva, mostrando que as culturas atingiram a maturidade em diversas áreas da região produtiva norte-americana. 

Segundo dados levantados até o último domingo, 3 de outubro, dos 29% colhido até agora (acima dos 22% da média de cinco anos), 88% da safra de milho foi classificada como madura, contra 77% da média de cinco anos. O USDA apontou que 59% do cereal foi avaliado como bom/excelente, exatamente o mesmo percentual das últimas duas semanas.

Com 34% da soja colhida (contra 26% da média de cinco anos) até o dia 3 de outubro, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos apontou como 86% perdendo folhas, contra 80% da média de cinco anos. Cerca de 58% da safra está avaliada como boa/excelente, igual às últimas duas semanas.

Já o plantio de trigo, informou o órgão governamental no mesmo relatório, está transcorrendo em um ritmo considerado “normal”. Foi plantada 47% da safra norte-americana, contra 46% da média de cinco anos. “As pesquisas não probabilísticas sobre o progresso e as condições da safra incluem informações de aproximadamente 3.600 entrevistados. Esses respondentes estimam subjetivamente o progresso das safras em vários estágios de desenvolvimento, bem como o progresso das atividades do produtor”, explica o USDA.