Publicado em 21/10/2021 11h54

BSCA classifica 40 melhores cafés do Brasil para fase internacional de concurso

Entre os cafés classificados, 12 são da Indicação de Procedência Matas de Minas
Por: Estadão Conteúdo

Os 40 melhores cafés especiais do Brasil foram definidos nesta quarta-feira (20) pelo júri nacional do Cup of Excellence - Brazil 2021 e se classificaram para a Fase Internacional da competição. Conforme comunicado da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), esses lotes tiveram notas superiores a 88 pontos na escala de zero a 100.

Entre os cafés classificados, 12 (30% do total) são da Indicação de Procedência Matas de Minas. Na sequência, vêm Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, com nove (22,5%); Chapada Diamantina, com oito (20%); Média Mogiana, Montanhas do Espírito Santo e Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, cada uma com três (7,5%); e Indicação de Procedência Alta Mogiana e Sul de Minas, com uma cada (2,5%).

A lista completa está disponível no site da BSCA (https://bit.ly/3E2NZRF), que realiza o certame em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, disse na nota que "os cafeicultores brasileiros seguem aprimorando sua produção a cada safra e a qualidade desta nos surpreendeu demais, principalmente quando recordamos a seca que atingiu os cafezais no fim do ano passado e no começo deste. Apesar das adversidades climáticas, os cafés que passaram para a fase final tiveram nota de corte superior a 88 pontos, acima dos 86 previstos no regulamento, o que evidencia a resiliência e a excepcional qualidade dos cafés produzidos no Brasil".

As 40 amostras serão enviadas pela Associação a grupos de especialistas em diversos países, que foram selecionados previamente pela organização do Cup of Excellence para compor o júri internacional e realizar a análise final, entre 21 de outubro e 14 de novembro, definindo os campeões da competição, que serão os 30 melhores cafés que obtiverem nota igual ou superior a 87 pontos e ganharão o direito de serem comercializadas em disputado leilão mundial, via internet.

Deste grupo, também fazem parte três degustadores brasileiros, que foram escolhidos para representar o grupo de 14 juízes nacionais. O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação ocorrerão, de maneira virtual, no dia 18 de novembro.

Publicidade