Publicado em 02/12/2021 17h08

Força-tarefa apreende 350 toneladas de fertilizantes orgânicos e minerais

A ação foi realizada no Sul de Minas Gerais e foram emitidos 12 termos de embargo para a adequação dos estabelecimentos à legislação
Por: Mapa - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreendeu mais de 350 toneladas e 25 mil litros de fertilizantes orgânicos e minerais e 12 toneladas de produto com função de agrotóxico. A ação, realizada na última semana, ocorreu na região sul de Minas Gerais (MG) com objetivo de fiscalizar e identificar a venda de produtos irregulares, bem como a produção sem registro. 

Foram fiscalizados 27 estabelecimentos produtores, um estabelecimento comercial e dois laboratórios cadastrados. Como medida cautelar foram emitidos 12 termos de embargo para a adequação dos estabelecimentos à legislação vigente. 

"A apreensão de fertilizantes pode ser motivada por vários fatores, desde identificação irregular ou armazenamento em local não autorizado, até fraude ou falsificação de produto", relata a chefe da Divisão de Fiscalização de Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes, Laucir Rodrigues Gonçalves. 

Os produtos fiscalizados foram amostrados para verificação da conformidade em relação as suas garantias. O total de 78 amostras são representativas de fertilizantes minerais, fertilizantes orgânicos composto e fertilizantes organominerais e serão analisadas nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária de Recife (LFDA-PE) e de Goiás (LFDA-GO). 

Participaram da operação auditores fiscais federais agropecuários da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Publicidade