Publicado em 11/02/2015 11h49

Centro-Oeste vira rota internacional do agronegócio

Apontada como a região que mais cresce no Brasil, o Centro-Oeste entra para a rota internacional do agronegócio como a área de maior concentração da produção agrícola do país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 40% da produção agrícola brasileira se concentra na região, que tem, ainda, 9,3% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Por: Agrolink com informações de assessoria

Antes tida como sinônimo de desmatamento, atualmente, a agricultura do Centro-Oeste se tornou referência na utilização de práticas que agregam produtividade à sustentabilidade.  O elevado índice de crescimento, aliado aos constantes investimentos em tecnologias de produção, tem atraído investimentos estrangeiros. Em 2014, cerca de 50% das transações de Mergers & Acquisitions no agronegócio brasileiro contaram com o envolvimento de investidores estrangeiros, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Para Ronaldo Triacca, coordenador geral da AgroBrasília - a Feira Internacional dos Cerrados - a crescente participação de estrangeiros no agronegócio brasileiro reflete o sucesso na implementação de tecnologias aplicadas ao processo de produção agrícola. "No caso da AgroBrasília, por exemplo, temos a presença cada vez maior de comitivas internacionais, principalmente, africanas e sulamericanas. Isso porque, a similaridade das condições edafoclimáticas do Cerrado brasileiro com as savanas africanas e com o Cerrado sulamericano, junto ao êxito na inserção de novas tecnologias na agricultura, alavancaram o agronegócio brasileiro no âmbito internacional", diz.

De olho no desenvolvimento da região, a equipe da AgroBrasília tem investido na área internacional como forma de prospectar novos mercados. O evento está em sua oitava edição e possui um pavilhão dedicado ao mercado internacional.

Segundo Ana Paula Cenci Vidal,  coordenadora da Área Internacional da AgroBrasília, comitivas de mais de trinta países são esperados na Feira. "Teremos um espaço voltado para o mercado internacional e para as empresas internacionais interessadas no Brasil. A área será dinâmica, com até quinze expositores, e contará com um palco onde ocorrerão diversos debates com especialistas nacionais e internacionais sobre temas relevantes para o agronegócio", explica.

Presente na AgroBrasília desde 2013, a Colômbia estará em mais uma edição do evento. Uma comitiva de empresários e funcionários governamentais da região de Altillanura, os Cerrados Colombianos, é esperada no evento deste ano.

Para Nelson López, integrante da comitiva colombiana que vem à AgroBrasília, a crescente participação de estrangeiros na Feira é motivada pela aprendizagem de novas tecnologias, inovações em máquinas e equipamentos agrícolas. "Este ano esperamos uma maior intensificação das relações com a região brasileira, a fim de trocar informações, experiências e realizar negócios. Nossa expectativa é que também haja um crescimento na participação de outros países", completa.

De acordo com estimativa da organização da Feira, também é esperada a participação de países da Europa e Ásia. A AgroBrasília acontece de 12 a 16 de maio de 2015, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, junto à BR 251, Km 05.