Publicado em 31/01/2022 12h13

Perdeu na soja? Saiba como recuperar

TF “não recomenda venda física antecipada": ENTENDA
Por: Leonardo Gottems

Para quem perdeu a oportunidade de aproveitar os excelentes ganhos da soja, existem duas opções de comercialização para se ganhar no mercado de contratos futuros, aponta a TF Consultoria Agroeconômica. “Mas, você não precisa esperar exatamente o pico dos preços para vender. Eis aqui alguns conselhos sobre o que fazer e o que não fazer nesta safra”, apontam os analistas de mercado.

Em primeiro lugar, a equipe da TF “não recomenda venda física antecipada de soja porque, se não colher, você vai arrumar encrenca com os compradores (multas, ter que comprar soja a preços altos no mercado, etc). Apenas, venda contratos futuros na Bolsa de Chicago para garantir bons preços. Lá não precisa entregar nada e você pode sair da posição quando achar que deve”.

No entanto, o que são bons preços? Primeiramente, os especialistas apontam que “bons preços não são o pico do mercado. Voltamos a dizer que muita gente perdeu bons lucros correndo atrás de preços – lembrem-se de 2016! Bons preços não são os do vizinho. Bons preços não são os sugeridos pelos analistas na televisão ou numa live qualquer”. 

“Bons preços são provenientes do (re) cálculo dos seus custos de produção (depois de recalculada a sua perda real com a seca). Com este novo custo de produção em mãos, compare com o preço que Chicago oferece e que você prendeu a calcular em nosso curso de comercialização. Se der lucro, se sobrar dinheiro, venda uma quantidade de futuros suficiente para garantir o retorno dos seus investimentos e até o seu lucro adicional do ano”, sustentam. 

De acordo com ele, quando for colhida a soja o produtor terá duas opções para escolher a melhor: A primeira é “vender o que conseguiu colher a um comprador de físico e embolsar o dinheiro e, em seguida, sair de sua posição de Chicago, apurando o outro lucro obtido no mercado futuro e, juntando os dois, verificar que conseguir reduzir em muito as perdas com a seca”.

A segunda posição seria “entregar sua posição de futuros a uma Trading, para que ela saia quando achar melhor e lhe pagar o preço do dia desta negociação. Se você não entendeu bem estas operações, faça como um agricultor de Santo Ângelo-RS, que reuniu mais oito amigos e nos chamou para dois dias de explicação detalhada sobre o assunto e ficou nosso cliente permanente”.