Publicado em 03/02/2022 20h21

Perspectivas do mercado orizícola serão discutidas na Abertura da Colheita do Arroz

Especialista vai abordar o panorama para o grão e os parâmetros que formam os preços do cereal.
Por: Nestor Tipa Júnior | Agro Effective

O mercado do arroz e a situação nacional e internacional do grão vão ser os assuntos pautados na quinta-feira, 17 de fevereiro, durante a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O painel “Perspectivas de Mercado para a Temporada 2022/2023” terá uma palestra do consultor de Mercado da Safras e Mercado, Élcio Bento, com a mediação do produtor rural e presidente da Cooperativa Arrozeira Palmares, José Mathias Bins Martins.

De acordo com Bento, a ideia da apresentação é fazer um panorama geral do mercado, partindo da opinião de que o mercado brasileiro não é simplesmente uma questão de oferta e demanda interna. “Existem parâmetros da relação de preços que estão ligados ao mercado internacional e ao mercado de câmbio. Considero três pilares para a formação dos preços que são os preços internacionais, o comportamento cambial e o abastecimento nacional”, observa.

No mercado internacional, o especialista vai abordar um panorama geral mostrando quem são os grandes exportadores, como está a situação de abastecimento e dando uma importância para os Estados Unidos, que é um concorrente claro das exportações brasileiras de arroz em casca, especialmente para os países da América Central. “Também vamos olhar as importações dos países do Mercosul que são concorrentes diretos no mercado brasileiro.  Após a abordagem do mercado internacional, vamos focar no mercado brasileiro com a situação do abastecimento nacional, de quais as características deste ano comercial, projeções do mercado brasileiro e o comportamento de preços”, destaca.

Para Bins Martins, é importante o debate sobre o mercado devido a atual conjuntura que o setor passa em relação aos preços do produto. “Sempre é oportuno falarmos das perspectivas de mercado, principalmente em um momento como este que estamos em uma indefinição muito grande de preços. Após a pandemia tivemos um preço muito alto e depois ele caiu muito em um movimento de pouco mais de um ano. Tratar deste assunto para poder entender o que está acontecendo no mercado e orientar o produtor é sempre muito oportuno”, ressalta.

A 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), e seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo aplicativo Colheita do Arroz ou no site www.colheitadoarroz.com.br.

Publicidade