Publicado em 18/02/2022 19h05

Irã quer trocar milho por fertilizantes

Abre-se oportunidade para um novo modelo de negócio de comércio direto.
Por: Leonardo Gottems

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) abriu negociações com o governo iraniano para troca de sua produção de milho por fertilizantes. Em princípio seriam exportadas cinco milhões de toneladas de cereal, e em contrapartida o Irã se compromete a fornecer o equivalente em adubo. 

“Com isso, abre-se oportunidade para um novo modelo de negócio de comércio direto entre Irã e produtores de Mato Grosso”, afirma a entidade em nota. Dirigentes da Aprosoja-MT estiveram em reunião em Teerã com os principais produtores de fertilizantes do país e com secretários Adjuntos do Ministério da Agricultura Iraniano. 

“A venda direta dos produtores de fertilizantes do Irã para os produtores brasileiros e vice-versa em relação à exportação será de grande benefício para os dois lados, tendo em vista mais agilidade e melhores negociações”, disse o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore. Segundo ele, é necessário diminuir a burocracia e assim facilitar o comércio direto de fertilizantes e de grãos.

Os diretores acompanham a comitiva da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Teresa Cristina, em viagem ao Irã. Na oportunidade, a ministra salientou a importância de aumentar as relações comerciais internacionais com o agro brasileiro. “Estamos diante de uma oportunidade ímpar para ampliar ainda mais esse nosso comércio agrícola. De um lado, contamos com a eficácia da produtividade brasileira para continuar a contribuir com a segurança alimentar iraniana”, disse.

Publicidade