Publicado em 21/02/2022 18h13

Secas simultâneas ameaçam segurança alimentar global

“Pode haver cerca de 120 milhões de pessoas em todo o mundo simultaneamente expostas a secas severas".
Por: Leonardo Gottems

Secas ocorrendo ao mesmo tempo em diferentes regiões do planeta podem colocar uma pressão sem precedentes no sistema agrícola global e ameaçar a segurança hídrica de milhões de pessoas, de acordo com um novo estudo publicado na  Nature Climate Change. Uma equipe de pesquisa liderada pela Washington State University analisou dados sobre clima, agricultura e crescimento populacional para mostrar que a dependência contínua de combustíveis fósseis aumentará a probabilidade de secas simultâneas em 40% até o final do século 21 e em 60% até o final do século XXI.

Isso se traduz em um aumento de aproximadamente nove vezes na exposição da população agrícola e humana a secas graves simultâneas, a menos que sejam tomadas medidas para reduzir as emissões de carbono. “Pode haver cerca de 120 milhões de pessoas em todo o mundo simultaneamente expostas a secas severas a cada ano no final do século ou antes”, disse o principal autor Jitendra Singh, ex-pesquisador de pós-doutorado na WSU School of Environment, agora na ETH Zurique, na Suíça. “Muitas das regiões que analisamos mostram que serão mais afetadas se forem vulneráveis, então o potencial de secas se transformarem em desastres é alto”.

As projeções de dois pesquisadores mostram que quase 75% dos futuros períodos de seca combinados coincidirão com esses períodos mais frequentes e irregulares de variação climática nos oceanos do mundo, que desempenharão um papel em alguns  dos dois maiores desastres ambientais da história. Por exemplo, secas induzidas pelo El Niño que ocorreram simultaneamente na Ásia, Brasil e África durante 1876-1878 levaram a falhas florestais sincronizadas, seguidas por incêndios que mataram mais de 50 milhões de pessoas.

“Embora a tecnologia e outras circunstâncias hoje sejam muito diferentes do que eram no final do século 19, as quebras de safra em várias regiões do celeiro ainda têm o potencial de afetar a disponibilidade global de alimentos”, disse o coautor do estudo Deepti Singh. a Escola USP. do Meio Ambiente. “Isso, por sua vez, pode aumentar a volatilidade global dos preços dos alimentos, afetando o acesso aos alimentos e exacerbando a insegurança alimentar, principalmente em regiões que já são vulneráveis a choques ambientais, como secas”.