A Ucrânia introduziu licenças de exportação para as principais commodities agrícolas, e a ferrovia estatal do país disse que transportará essas exportações por via férrea, já que o país permanece sob cerco da invasão militar da Rússia, informou a Reuters .
A Ucrânia exigirá que os comerciantes obtenham licenças de exportação de trigo, milho e óleo de girassol, entre outras commodities agrícolas, disse a agência de notícias Interfax Ucrânia citando uma resolução do governo neste domingo. No domingo, a Ucrânia suspendeu as exportações de centeio, aveia, milho e trigo sarraceno.
Maior exportador mundial de óleo de girassol, a Ucrânia disse que pode exportar mais de 60 milhões de toneladas de grãos, incluindo 33 milhões de toneladas de milho e 23 milhões de toneladas de trigo, na temporada 2021-22 julho-junho. A Ucrânia historicamente exportou seus grãos, óleos vegetais e outros produtos alimentícios por navio, mas os portos do país no Mar Negro foram fechados por causa da invasão da Rússia.
No domingo, as ferrovias ucranianas disseram estar prontas para organizar “a entrega de produtos agrícolas por via ferroviária com urgência” e que poderia transportar grãos para as fronteiras com a Romênia, Hungria, Eslováquia e Polônia, de onde podem ser entregues aos portos e centros logísticos de países europeus. O Ministério da Agricultura disse que a Ucrânia exportou 43 milhões de toneladas de vários grãos na temporada 2021-22 em 23 de fevereiro.
No dia de hoje o presidente da Rússia, Vladmir Putin, divulgou uma lista de exigências para acabar com a guerra que dura 12 dias. A Rússia quer a rendição militar de Kiev, promessa de não adesão à Otan e União Europeia, além de reconhecimento de repúblicas independentes.