Publicado em 07/03/2022 23h06

Safra de trigo da China pode ser pior da história

A previsão negativa ocorre em um momento em que a oferta mundial de trigo está sendo impactada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
Por: Leonardo Gottems

Uma autoridade agrícola chinesa disse em 5 de março que a safra de trigo de inverno da China deste ano pode ser a "pior da história", informou a Reuters.O ministro da Agricultura e Assuntos Rurais, Tang Renjian, disse a repórteres na reunião anual do parlamento do país que uma pesquisa feita sobre a safra antes do início do inverno mostrou uma redução de 20% no trigo de inverno de  primeiro e segundo grau, devido principalmente às fortes chuvas durante plantio que reduziu a área cultivada em um terço.

A previsão negativa ocorre em um momento em que a oferta mundial de trigo está sendo impactada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Os dois países respondem por quase 30% das exportações de trigo e o fechamento dos portos ucranianos nos últimos 12 dias devido à guerra fez com que os preços do trigo subissem para máximas de 14 anos. O presidente da China, Xi Jinping, fez da autossuficiência de grãos uma prioridade como parte do mais recente plano de cinco anos do país.

Enquanto grande parte do mundo cortou os laços comerciais com a Rússia por causa da invasão da Ucrânia, a China anunciou em fevereiro que estava relaxando as restrições às importações de trigo russo. A decisão  de permitir a importação de trigo de todas as regiões da Rússia foi tomada durante a visita do presidente russo Vladimir Putin a Pequim durante os Jogos Olímpicos de Inverno.

No entanto, a produção de trigo da China deve totalizar 136 milhões de toneladas em 2021/22. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 20/21, foram 134,25 milhões de toneladas.